Pep Guardiola é amplamente reconhecido como um dos maiores treinadores de futebol de todos os tempos.
Não apenas conquistou um número sem precedentes de títulos na Espanha, Alemanha e Inglaterra, mas o espanhol também revolucionou o futebol moderno com seu estilo de jogo distinto que enfatiza a posse de bola, passes rápidos e fluidez tática. A influência de Guardiola deixou uma marca indelével no esporte, moldando como o jogo é jogado hoje.
No entanto, não é apenas seu brilho como treinador que cativou o mundo do futebol.
Como seu ex-rival Jürgen Klopp e ex-técnico José Mourinho, o ex-comandante do Barcelona e Bayern de Munique também é conhecido por seu humor e observações perspicazes, tornando-o uma fonte constante de entretenimento para os fãs.
Algumas de suas frases nascem da pura alegria, enquanto outras surgem de momentos de frustração – mas, independentemente da emoção por trás delas, sempre conseguem deixar um impacto duradouro.
Aqui estão algumas das melhores frases de Pep Guardiola.
1
‘Chove todo dia’
O Manchester City de Guardiola havia enfrentado um início de temporada 2020/21 relativamente difícil, particularmente lutando na frente do gol.
No entanto, após uma demolição por 4-1 do Arsenal nas quartas de final da Copa Carabao em dezembro de 2020, Guardiola ficou compreensivelmente satisfeito.
Apesar da vitória enfática, no entanto, ele não estava pronto para afirmar que seu time havia encontrado totalmente sua forma. Em vez disso, ele comparou o desempenho deles ao clima imprevisível em Manchester.
‘É como em Manchester. Chove todo dia. Quando um dia o sol nasce, não significa que o tempo vai mudar’, disse ele. ‘É apenas um jogo, mas veremos o que acontece no futuro.’
Depois que o Manchester City conquistou a tríplice coroa na temporada 2022/23, Guardiola mais uma vez fez referência ao clima imprevisível da cidade durante seu discurso no desfile de vitória do clube, sobre o qual os céus se abriram.
‘Tínhamos que ser o melhor desfile com essa chuva, caso contrário, não é Manchester’, disse ele. ‘Não queremos sol, queremos chuva, então foi perfeito.’
2
‘Como um músico de jazz…’
Guardiola é conhecido por criar times que operam como uma unidade fluida, onde cada jogador contribui na defesa e no ataque para formar uma força futebolística imparável. Até mesmo o incomparável Lionel Messi, apesar de ter mais liberdade do que a maioria, não estava isento da filosofia de equipe de Guardiola.
Em uma entrevista de 2017 ao The Guardian, Guardiola resumiu com humor sua atitude em relação ao individualismo em suas equipes com uma piada hilária sobre música jazz.
‘Em algumas partes do campo, é claro que você tem que ser criativo e aproveitar a chance’, disse ele. ‘Mas eu não gosto quando as pessoas dizem: ‘Eu gosto de liberdade; Eu quero jogar para mim mesmo.’ Porque o jogador tem que entender que ele faz parte de um time, com 10 outros jogadores. Se cada jogador jogar como um músico de jazz, será um caos. Eles não serão um time.’
3
‘Consegui contratos melhores’
Falando em Messi, Guardiola tem constantemente elogiado o argentino, chamando-o de o maior jogador de futebol de todos os tempos em várias ocasiões.
No entanto, talvez o elogio mais memorável e divertido tenha vindo em 2022, quando, em uma entrevista à Telemundo Deportes, ele comparou Messi – que marcou 211 gols em 219 jogos sob o comando de Guardiola no Barcelona – à lenda da NBA Michael Jordan, e também aproveitou a oportunidade para agradecê-lo pelo impacto significativo que ele teve em sua carreira e em sua conta bancária.
‘Para mim, Messi é tudo na minha carreira e ele me tornou mais competitivo’, disse Guardiola. ‘Sem ele, teríamos ganhado [troféus], mas não tantos. Eu comparo Messi com Michael Jordan quando Phil Jackson podia sentir como era ter o melhor jogador e ele ganhou seis anéis [de campeonato da NBA]. Eu também ganhei porque ele facilitou.’
Ele acrescentou: ‘Ainda devo a ele uma garrafa de vinho porque, graças a ele, consegui contratos melhores.’
4
‘Todo o álcool em Manchester’
Embora Guardiola seja, sem dúvida, um defensor do sucesso, ele também sabe como deixar seus jogadores desfrutarem dos frutos de seu trabalho.
Em maio de 2023, o City foi confirmado como campeão da Premier League pelo terceiro ano consecutivo depois que o Arsenal perdeu por 1-0 para o Nottingham Forest. No dia seguinte, o City venceu o Chelsea, erguendo o troféu da Premier League e recebendo suas medalhas em comemoração.
No entanto, antes de sua próxima viagem a Brighton & Hove Albion apenas três dias depois, o elenco de Guardiola reservou um tempo para uma festa adequada. Fotos surgiram da equipe curtindo uma noite em uma boate, aproveitando o momento após seu título duramente conquistado.
O City empatou em 1-1 na costa sul, e Guardiola elogiou o desempenho de seu time, especialmente considerando as comemorações que eles haviam desfrutado desde o fim de semana.
‘O jogo que jogamos, 40 horas depois, acho que bebemos todo o álcool em Manchester, 40 horas depois nos comportamos e mostramos por que somos os campeões’, disse ele à Sky Sports após a partida.