Liverpool pode substituir amigo próximo de Trent ao contratar estrela de £40 milhões
O excelente início de Arne Slot no comando do Liverpool estabeleceu o time como favorito ao título da Premier League. Com a chegada do período festivo, essas conversas tendem a aumentar.
Rivais (e torcedores do Liverpool) achavam que os Reds teriam que fazer algo extraordinário para assumir essa posição após Jurgen Klopp deixar o cargo depois de quase nove anos. Mas o ar de superioridade em torno do time de Slot diminuiu um pouco nas últimas semanas, com empates consecutivos contra Newcastle United e Fulham.
A FSG precisa reconhecer sua posição e se reforçar na janela de transferências de inverno, com a lateral esquerda começando a parecer uma posição prioritária para o Liverpool. Andy Robertson definitivamente não tem estado em sua melhor forma.
O início de Andy Robertson sob o comando de Slot
Embora seja fácil criticar Robertson pelo cartão vermelho contra o Fulham, é importante lembrar que o veterano escocês foi eleito o Homem do Jogo após uma excelente atuação contra o Girona na Liga dos Campeões no início da semana.
Mas temos que ser realistas, e não parece que ele está no mesmo nível elevado que o estabeleceu como “um dos melhores laterais-esquerdos do mundo”, segundo o ex-jogador Dietmar Hamann.
Sua regressão foi agravada por uma longa lesão no ombro na temporada passada e dificuldades para se adaptar ao estilo de jogo de Slot. Ele não tem sido necessariamente ruim, mas Robertson está começando a parecer um elo fraco, concedendo pênaltis contra Fulham e Real Madrid enquanto carece da segurança e robustez que foram sua marca registrada durante seu tempo em Merseyside.
Ele tem 30 anos agora e disputa posição com Kostas Tsimikas, há muito tempo segunda opção do Liverpool, pela vaga de titular. Se Slot quer consolidar sua era nascente com títulos, ele apoiará a ideia de um novo jogador.
E o Liverpool tem exatamente o lateral-esquerdo em mente.
Liverpool de olho em novo lateral-esquerdo
Segundo Jamie Carragher da Sky Sports, o Liverpool deveria tentar contratar o defensor Milos Kerkez do Bournemouth em 2025. O jogador de 21 anos vem se destacando na costa sul nesta temporada. Entende-se que os Cherries só considerariam ofertas acima de £40 milhões.
O companheiro de seleção húngara de Dominik Szoboszlai tem sido relatado como alvo do Liverpool há algumas semanas e esse interesse deve aumentar com a aproximação do mercado de janeiro.
O Manchester United também tem problemas na lateral esquerda e está interessado no jogador em ascensão, mas o Liverpool espera que seu projeto mais estável lhe dê vantagem na disputa.
Por que Milos Kerkez seria perfeito para o Liverpool
Kerkez já fez 49 jogos pelo Bournemouth e se aclimatou bem à Premier League, embora não haja dúvida de que ele ainda está aprendendo o ofício e que uma mudança para o Liverpool seria um passo significativo.
Mas não há razão para que o talento húngaro não possa coexistir no time de Slot nas próximas temporadas, pois os Reds precisarão se equipar com múltiplas opções e Robertson ainda é bom o suficiente para desempenhar um papel importante.
Isso pode até funcionar a favor de Kerkez, permitindo que ele absorva os ensinamentos de seu ilustre colega e se torne um defensor ainda melhor.
Carragher observou que o diretor esportivo do Liverpool, Richard Hughes, foi o homem que arquitetou a contratação de Kerkez pelo Bournemouth por £15,5 milhões do AZ Alkmaar em julho de 2023.
Isso coloca o Liverpool em uma posição forte para fechar um acordo em 2025, especialmente se o jogador manifestar o desejo de seguir para Anfield.
As métricas acima demonstram que o nível de jogo com bola de Kerkez já está no mesmo patamar de Robertson, e que ele está superando o capitão escocês em termos de desarmes também.
Uma análise mais profunda amplia a diferença. Segundo o Sofascore, Kerkez completou 70% de seus dribles na Premier League nesta temporada, enquanto venceu 65% de seus duelos no chão. Robertson, por outro lado, completou apenas 33% de seus dribles e venceu apenas 51% de seus duelos no chão, este último inaceitável para um time do Liverpool que busca manter uma defesa sólida.
Elogiado por seu “conjunto único de habilidades” pelo ex-companheiro Mat Ryan, Kerkez pode ser jovem, mas está provando ter um estilo adequado para um lugar em um time de alto desempenho como o Liverpool.
Robertson tem sido um jogador leal e bem-sucedido no Liverpool, chegando do Hull City por apenas £10 milhões e conquistando os maiores troféus e jogando 318 vezes. Suas habilidades com a bola foram fundamentais para o sucesso do Liverpool, formando uma dupla mortal nos flancos com Trent Alexander-Arnold.
Alexander-Arnold, é claro, está sendo abertamente perseguido pelo Real Madrid e está no último ano de seu contrato, e embora os torcedores dos Reds esperem ansiosamente por boas notícias, existe a possibilidade muito real de que ele também possa fazer parte de uma reformulação forçada dos laterais em ambos os lados.
Kerkez pode ser a solução, o homem para reorientar o time e garantir que ele continue a avançar rumo aos patamares mais elevados. O Liverpool precisa concretizar isso.