Sex. Jan 17th, 2025

Everton deve lamentar a venda de estrela que supera McNeil

Everton deve lamentar a venda de estrela que supera McNeil

A recente aquisição do Everton pelo Grupo Friedkin deve dar um grande impulso ao clube em sua luta para permanecer na Premier League na próxima temporada. Esta é a última temporada do Everton em Goodison Park e o rebaixamento para a Championship antes da mudança para o novo estádio em Bramley Moore Dock seria um desastre.

Sean Dyche estará sob pressão nas próximas semanas se seu time não tiver bom desempenho e não conseguir os resultados necessários para se afastar da zona de rebaixamento. Com a janela de transferências de janeiro se aproximando, Dyche pode ter alguns fundos para trabalhar em uma tentativa de melhorar seu atual elenco.

Embora alguns reforços seriam vantajosos, especialmente no ataque, se o treinador conseguir continuar obtendo o melhor de vários de seus jogadores atuais, os Toffees podem evitar o rebaixamento. Um jogador pode fazer a diferença entre a Premier League e a Championship, já que Dwight McNeil continua brilhando pelo Everton nesta temporada sob o comando de Dyche, desfrutando de uma de suas campanhas mais produtivas até agora.

A temporada de Dwight McNeil em números

Em 41 jogos em todas as competições na temporada passada, o ex-jogador do Burnley marcou três gols e deu seis assistências quando o clube evitou o rebaixamento. Até agora nesta temporada, McNeil jogou 15 vezes pelo clube, mas já marcou quatro gols e deu três assistências, claramente a caminho de superar seu recorde de 2023/24 com ainda mais da metade da temporada pela frente.

Na Premier League, o jogador de 25 anos também criou nove grandes chances, teve média de 2,5 passes-chave e teve sucesso em 1,5 dribles por jogo, demonstrando seu poder ofensivo no terço final para o clube. Embora essas estatísticas sejam impressionantes, McNeil também se destacou quando comparado a seus pares posicionais nas cinco principais ligas europeias.

De acordo com o FBref, quando comparado a jogadores similares, McNeil atualmente está entre os 4% melhores em ações de criação de chutes (4,53), os 11% melhores em dribles bem-sucedidos (1,2) e os 12% melhores em conduções progressivas (2,31) por 90 minutos nos últimos 365 dias. Esses números provam que Dyche tem um jogador que não tem medo de enfrentar defensores adversários e adora criar muitas chances para seus companheiros de equipe durante as partidas.

Alex Iwobi está desfrutando de uma temporada maravilhosa no Fulham

Ironicamente, é sob o comando de Marco Silva que Iwobi está atingindo seu auge, com o Fulham atualmente ocupando a oitava posição na tabela da liga. McNeil pode ter registrado seis participações em gols pelos Toffees, mas até agora, Iwobi marcou cinco vezes e contribuiu com três assistências na Premier League.

Além disso, o nigeriano criou cinco grandes chances, tem média de 1,8 passes-chave e teve sucesso em 1,4 dribles por jogo na Premier League. O jornalista Aadam Patel chegou a afirmar que o ex-jogador do Everton estava tendo sua “melhor temporada até agora” na Premier League durante uma entrevista recente com o jogador.

Quando comparado a seus pares na Premier League nesta temporada, Iwobi está entre os 11% melhores em passes para o terço final (3,43), os 8% melhores em conduções para o terço final (3,3), os 8% melhores em passes progressivos (6,29) e os 28% melhores em gols (0,32) por 90 minutos.

Essas estatísticas certamente dão a impressão de que o Fulham está se beneficiando de sua excelente habilidade de passe, especialmente no terço final, já que ele pode encontrar aqueles que estão em melhor posição para criar chances regularmente. Dyche não queria vender Iwobi, mas devido a restrições financeiras, sentiu que o clube tinha que aceitar o dinheiro que foi oferecido pelo meio-campista há 18 meses.

Ele certamente se arrependerá disso, no entanto, especialmente com o quão bem Iwobi está se saindo na Premier League, empurrando o Fulham para uma vaga europeia antes da próxima temporada. Se ele pudesse contar com o ex-jogador do Arsenal, não há dúvida de que o Everton estaria muito mais longe da zona de rebaixamento do que está atualmente.

By Rui Queirós

No coração do Porto, vive e trabalha Rui Queirós, um dos analistas desportivos mais perspicazes de Portugal. A sua profunda compreensão do futebol, futsal e râguebi permite-lhe criar conteúdos únicos sobre os aspectos táticos do jogo. Diariamente, analisa as últimas notícias do desporto mundial, com especial atenção às equipas portuguesas em competições internacionais. Rui desenvolveu a sua própria metodologia para avaliar a probabilidade dos resultados desportivos, ajudando os leitores a fazerem apostas mais informadas. A sua coluna semanal de previsões desportivas tem uma das maiores taxas de precisão do país.

Related Post