Ter. Dez 24th, 2024

Aguero 2.0: O Manchester City acertou em cheio ao vender uma de suas “maiores promessas”

Aguero 2.0: O Manchester City acertou em cheio ao vender uma de suas “maiores promessas”

Nos últimos anos de domínio doméstico do Manchester City, o clube contou com verdadeiras lendas da Premier League. Algumas delas ainda estão em atividade, como Kevin De Bruyne e Kyle Walker. Embora estejam envelhecendo, sua importância para o time de Pep Guardiola é inegável.

Voltando um pouco no tempo, nomes como Vincent Kompany e David Silva foram cruciais para o domínio do City na década de 2010. Silva é o quarto jogador com mais partidas na história do clube, com 436 no total.

No entanto, talvez o maior ídolo recente do City seja Sergio Aguero. O atacante argentino chegou ao Etihad Stadium em julho de 2011, vindo do Atlético de Madrid por £38 milhões. É justo dizer que o centroavante valeu cada centavo investido.

Em 390 jogos pelo clube em todas as competições, o artilheiro prolífico marcou 260 gols e deu 64 assistências, tornando-se o maior goleador da história do City. Ele começou com tudo em sua primeira temporada, marcando 23 gols na Premier League, e chegou a 20 ou mais gols na liga em cinco temporadas.

Dado o fato de que ele ultrapassou os 20 gols em seis de nove temporadas na primeira divisão inglesa, não é surpresa que ele faça parte do Clube dos 100 da Premier League, um grupo de elite dos maiores artilheiros da história da competição.

Ele ocupa o quinto lugar na lista com 184 gols, sendo que talvez o mais famoso tenha sido seu gol contra o Queens Park Rangers para dar o título ao City em 2011/12.

Aguero deixou o clube em 2021 como uma lenda do City, com cinco títulos da Premier League no currículo. Ele se transferiu para o Barcelona, mas infelizmente teve que se aposentar poucos meses depois devido a um problema cardíaco.

Quando o atacante saiu do City, Guardiola disse famosamente que “não podemos substituí-lo”, embora seja justo dizer que Erling Haaland não está fazendo um mau trabalho até agora. Antes de Haaland, no entanto, o clube supostamente já tinha um substituto esperando nos bastidores.

O substituto de Aguero no City

As coisas não saíram conforme o planejado para Gabriel Jesus no Etihad Stadium. Ele custou £27 milhões do Palmeiras, assinando em agosto de 2016. Quando ele chegou, o diretor de futebol do City, Txiki Begiristain, disse que o atacante era uma das “jovens promessas mais empolgantes” do mundo:

“Estamos muito satisfeitos que Gabriel tenha escolhido se juntar a nós. Ele é uma das jovens promessas mais empolgantes do futebol mundial e joga de uma maneira espetacular. Esperamos que ele cause um grande impacto no Manchester City em janeiro.”

Seu desempenho pelo Citizens não foi ruim de forma alguma. Ele passou seis temporadas no clube e marcou 95 gols e deu 45 assistências em 236 partidas. No entanto, apesar de números respeitáveis, o atacante talvez tenha vivido à sombra de Aguero durante sua passagem pelo clube.

O retrospecto de Jesus na Premier League pelo City é um pouco decepcionante. Ao longo de seis temporadas no clube, ele conseguiu marcar 58 gols e dar 31 assistências em 159 jogos. Sua melhor campanha foi em 2019/20, quando marcou 14 vezes em 34 jogos.

Seu desempenho irregular com a famosa camisa azul-celeste levou a uma grande decisão dos Citizens. Em 2022, eles decidiram vender o atacante que antes era tão elogiado pelos dirigentes do clube. O Arsenal gastou £45 milhões nele, e ele se juntou a Mikel Arteta, seu ex-treinador no City. Foi um ótimo negócio para o City, que lucrou £18 milhões com ele, considerando sua contribuição para o clube.

Assim como no City, o brasileiro tem decepcionado um pouco nos Gunners. Ele tem 25 gols e 17 assistências em 91 jogos, embora tenha marcado um hat-trick contra o Crystal Palace nas quartas de final da Copa da Liga na quarta-feira e marcado mais dois gols contra o mesmo adversário na liga no sábado.

No geral, a carreira de Jesus é um tanto enigmática. Ele fez parte de times vitoriosos e campeões no City, mas suas contribuições sempre deixaram um pouco a desejar, assim como tem acontecido no Arsenal. Os torcedores do City podem olhar para trás com arrependimento, lamentando que ele não tenha se tornado o próximo Aguero.

By Rui Queirós

No coração do Porto, vive e trabalha Rui Queirós, um dos analistas desportivos mais perspicazes de Portugal. A sua profunda compreensão do futebol, futsal e râguebi permite-lhe criar conteúdos únicos sobre os aspectos táticos do jogo. Diariamente, analisa as últimas notícias do desporto mundial, com especial atenção às equipas portuguesas em competições internacionais. Rui desenvolveu a sua própria metodologia para avaliar a probabilidade dos resultados desportivos, ajudando os leitores a fazerem apostas mais informadas. A sua coluna semanal de previsões desportivas tem uma das maiores taxas de precisão do país.

Related Post