Didier Deschamps anuncia sua saída da seleção francesa
Didier Deschamps confirmou que deixará o cargo de treinador da seleção francesa após o término da Copa do Mundo de 2026, independentemente dos resultados. O técnico francês revelou sua decisão em uma entrevista com Brigitte Macron transmitida pela TF1. Rumores sobre essa decisão já circulavam na França há alguns dias.
“Em 2026, será o fim. Na minha mente, está muito claro. Cumpri meu tempo, com o mesmo entusiasmo e paixão para manter a França no mais alto nível, mas 2026 é um bom momento para parar”, disse Deschamps à televisão francesa. “É preciso saber dizer basta, há uma vida depois disso. O mais importante é que a França continue no topo, como tem estado por muitos anos”, acrescentou.
Ao final da Copa do Mundo de 2026 – que será seu quarto torneio mundial como treinador – Deschamps deixará a seleção francesa após 14 anos no cargo. Sua trajetória, além dos títulos, foi um grande sucesso, chegando a duas finais de Copa do Mundo (vencendo uma), uma final de Eurocopa e conquistando uma Liga das Nações.
Embora ainda falte cerca de um ano e meio para essa situação se concretizar, já existe um grande favorito para assumir o banco francês: Zinedine Zidane. O ex-treinador do Real Madrid tem sido mencionado para o cargo há anos e já expressou várias vezes que seu sonho era dirigir a seleção francesa. Com a saída de Deschamps, essa possibilidade torna-se mais real, e não seria surpreendente se ele fosse o candidato escolhido pela Federação Francesa de Futebol.