O próximo Gazza: Newcastle na disputa para contratar “mago” por £30 milhões
O Newcastle United ressurgiu nesta temporada desde dezembro, embalando uma sequência impressionante de nove vitórias consecutivas que terminou quando o Bournemouth venceu em St. James’ Park na Premier League no último fim de semana.
Em quinto lugar na elite e perto de chegar à final da Copa da Liga, o time de Eddie Howe apresenta um pacote atraente para possíveis alvos na janela de transferências de inverno.
Os Magpies precisarão montar uma proposta bastante convincente se quiserem vencer uma disputa que está se formando, com vários clubes europeus de ponta na corrida por um jogador que já foi detentor do recorde britânico de transferências.
Newcastle de olho em recordista
De acordo com o The Mirror, o Newcastle é um dos times monitorando de perto a situação de Jack Grealish, com o ponta de 29 anos devendo deixar o Manchester City este ano – possivelmente ainda neste mês.
O Borussia Dortmund está interessado, enquanto o Manchester United vê Grealish como o homem perfeito para elevar o nível do time de Ruben Amorim. Mais detalhes indicam que o internacional inglês também está inclinado a buscar novos ares após uma passagem ilustre no Etihad Stadium.
Em 2021, Grealish quebrou o recorde britânico de transferências ao se transferir de seu clube de infância, o Aston Villa, para o Manchester City por impressionantes £100 milhões. Embora tenha conquistado tudo sob o comando de Pep Guardiola, seu papel e influência diminuídos nos últimos anos o deixaram à margem do time titular, sendo agora avaliado em cerca de £30 milhões pelo Football Transfers.
Por que o Newcastle deveria contratar Grealish
Grealish continua sendo um dos jogadores mais habilidosos do futebol inglês e uma das maiores personalidades. Ele poderia trazer uma certa semelhança com um antigo craque do Newcastle para o time, caso o diretor esportivo Paul Mitchell consiga fechar o negócio.
O meia-atacante criativo nunca foi definido por seus números, mas um retorno de 15 gols e 22 assistências em 146 jogos ainda deixa a desejar.
Segundo o FBref, Grealish está entre o 1% superior de jogadores em sua posição no último ano em conduções progressivas e entre os 8% melhores em ações de criação de chutes por 90 minutos. É certamente um estilo que lembra Gazza.
Grealish ainda é um dos melhores dribladores do mundo, com a personalidade extravagante para combinar e potencialmente até proporcionar ao Toon sua próxima versão de Gascoigne.
Howe emprega um sistema trabalhador e industrioso, mas Grealish tem o talento e a capacidade técnica para abrir uma nova dimensão e potencialmente restaurar seu antigo estilo, emulando um dos maiores Leões de todos os tempos.