A luta pelas vagas nas competições europeias continua acesa rodada após rodada neste intenso campeonato da Série A. Mesmo após os jogos da 32ª jornada, a disputa pelas posições que garantem vaga nas próximas edições das copas europeias segue intensa.
Nesta longa corrida por um lugar na Europa, é importante considerar se a Itália – como no ano passado – poderá ter direito a uma quinta equipe na Champions League. Vale lembrar que as vagas adicionais são atribuídas às duas federações que obtiverem a melhor classificação por países na temporada. Os pontos finais do ranking da UEFA por países são calculados somando o número total de pontos conquistados por cada clube de uma determinada federação nas competições europeias da temporada e dividindo-os pelo número de equipes participantes. Atualmente, a Itália tem apenas 2% de chance de obter a vaga adicional, em uma tabela de classificação já muito disputada do 3º ao 9º lugar.
Portanto, nas próximas 6 rodadas, tudo ainda pode acontecer na luta por vagas na Champions League, Europa League e Conference League, com diversos confrontos diretos ainda a serem disputados e calendários mais ou menos complicados e interligados que nos levarão até a última rodada, programada para o fim de semana de 25 de maio. Ainda há 18 pontos importantes em jogo.
Considerando que Lazio e Fiorentina estão competindo em torneios continentais, enquanto Milan e Bologna disputarão as semifinais da Copa da Itália, qual das equipes envolvidas tem o melhor e o pior calendário? Vamos comparar.