Após a antepenúltima rodada do campeonato e faltando apenas dois jogos para o fim, algumas das brigas que estavam abertas até o final da temporada começam a se consolidar. Entre elas, a da Champions League, que após esta jornada no meio da semana parece estar praticamente definida.
A vitória do Athletic Club em Getafe, somada à tentativa frustrada de virada do Betis no estádio de Vallecas, certifica matematicamente a presença dos bilbaínos na próxima edição da Liga dos Campeões. Precisamente, o empate do Betis deixa a vaga para o Villarreal na próxima temporada da melhor competição europeia de clubes praticamente garantida.
Faltando seis pontos a serem disputados, basta aos comandados de Marcelino empatar seja com o Barcelona, em plena euforia após se sagrar campeão, ou contra o Sevilla em La Cerámica, diante de uma equipe sem grandes aspirações após confirmar a salvação contra o Las Palmas. Por sua vez, os `verdiblancos` seriam obrigados a vencer os dois jogos restantes: contra o Atlético de Madrid no Metropolitano e o Valencia no Villamarín.
O Athletic volta à Champions dez anos depois
Era praticamente um segredo que se confirmou na tarde-noite de ontem. Após uma temporada praticamente impecável da equipe de Ernesto Valverde, sua presença em competições europeias apenas ratificou algo que era evidente há semanas.
Após um ano em que seguiu de perto equipes como o Atlético de Madrid, com quem competiu de igual para igual e, de fato, em níveis classificatórios continua fazendo, finalmente, após uma vitória muito sofrida e custosa contra o sempre intenso Getafe, a equipe de Bilbao confirmou que retornará à Champions League uma década após sua última participação. Naquela ocasião, uma má fase de grupos a penalizou, ficando de fora nas primeiras rodadas atrás de Porto e Shakhtar Donetsk.
Agora, com um formato completamente diferente, buscará se redimir na próxima temporada, sendo uma das grandes revelações. Para as duas últimas rodadas, o único objetivo que têm é lutar pela terceira posição, a apenas três pontos após a derrota `rojiblanca` no dia de ontem contra o Osasuna.
O Villarreal, a um passo
O tropeço do Betis em Vallecas, somado à vitória conquistada pelo `submarino amarelo` contra o Leganés, o deixa virtualmente na próxima edição da Liga dos Campeões. Com cinco pontos de diferença em relação aos `verdiblancos`, incluindo o confronto direto (gol average), apenas um ponto contra Barcelona ou Sevilla certificaria a quinta vaga da Champions a favor dos `groguets`.
A outra opção é que os comandados de Manuel Pellegrini não somem os seis pontos restantes. A confirmação permitiria ao clube `amarillo` retornar à competição máxima quatro anos depois. Em sua última participação, a equipe então dirigida por Unai Emery chegou às semifinais, onde enfrentou de igual para igual um Liverpool, deixando para trás equipes como Bayern de Munique ou Juventus.
O Betis, em busca da vaga na Conference League
É a equipe com menos chances de Champions e a que está mais perto de garantir vaga em uma competição europeia [a Conference League]. Após seu tropeço de ontem em Vallecas (2-2), o segundo consecutivo, os `verdiblancos` disseram praticamente adeus ao sonho da Liga dos Campeões.
Com cinco pontos de desvantagem, teriam que vencer no Metropolitano e contra o Valencia e esperar que os de Marcelino não somassem, algo que parece impensável. Independentemente do revés pela ilusão de retornar à Champions, em Sevilha se foca agora em garantir a vaga na Conference League.