Este verão provou ser mais um período agitado para o Chelsea, apesar dos seus gastos substanciais em janelas de transferências anteriores. O clube conseguiu gerar impressionantes £288 milhões com a venda de jogadores, o que lhes permitiu adquirir vários talentos promissores e ainda assim obter um lucro de £3 milhões.
Entre as novas chegadas, João Pedro destaca-se como o mais promissor, com jogadores como Jamie Gittens, Liam Delap e Jorrel Hato também a mostrarem potencial para se tornarem contratações excecionais nos próximos anos.

No entanto, um ponto de discórdia para alguns adeptos foi a decisão do Chelsea de não perseguir Xavi Simons, que subsequentemente se juntou ao Tottenham Hotspur. Curiosamente, dado que Simons está agora a ser comparado a um ex-jogador do Chelsea que não correspondeu às expectativas, talvez não tê-lo contratado não seja um resultado tão negativo, afinal.

A Saga Simons
Xavi Simons tem sido há muito reconhecido como um dos jovens talentos mais empolgantes do futebol europeu. Rumores do seu talento extraordinário em La Masia circulavam já em 2017, quando tinha apenas 14 anos. Embora não tenha conseguido afirmar-se no Barcelona, as suas performances nos últimos anos justificaram o entusiasmo inicial.

O jogador de 22 anos acumulou um registo impressionante de 33 participações em golos em 48 jogos pelo PSV Eindhoven e 46 em 78 jogos pelo RB Leipzig. Este desempenho prolífico explica claramente o interesse prolongado do Chelsea no jovem jogador este verão, com relatos a sugerirem que até um acordo de termos pessoais tinha sido alcançado.
No entanto, no final da janela de transferências, o Chelsea acabou por contratar Alejandro Garnacho, o que os levou a retirar o seu interesse em Simons. Este vácuo permitiu que o Spurs entrasse em ação e contratasse o talento nascido em Amesterdão com um contrato de sete anos. Embora alguns adeptos do Chelsea estivessem desiludidos, talvez devessem reconsiderar, pois um antigo jogador do Chelsea, vendido com uma perda considerável, está agora a ser comparado a Simons.

O Flop do Chelsea Comparado a Simons
A extensa política de contratação de jovens e promissores jogadores por parte do Chelsea resultou, muitas vezes, em alguns deles não conseguirem cumprir o seu potencial. Christian Pulisic é um excelente exemplo. Apesar de flashes ocasionais de brilho, o jornalista Luke Edwards observou que ele “simplesmente não correspondeu ao hype”.
O internacional americano juntou-se ao Chelsea por impressionantes £58 milhões em janeiro de 2019, sob o comando de Maurizio Sarri, e integrou-se no clube nesse verão. Marina Granovskaia, então diretora do Chelsea, elogiou-o como “um dos talentos mais procurados da Europa”. No entanto, pouco mais de quatro anos depois, foi vendido por meros £20 milhões.

Isto resultou numa perda significativa de £38 milhões para o Chelsea com o ex-estrela do Borussia Dortmund. Com um retorno modesto de 26 golos e 21 assistências em 145 aparições, é difícil classificar a sua passagem pelo clube como algo que não seja uma desilusão.
Então, o que o liga a Simons? De acordo com o site de análises de futebol FBref, Pulisic é classificado como o quinto médio ofensivo ou extremo mais semelhante a Simons nas cinco principais ligas da Europa, na Liga dos Campeões e na Liga Europa.