Rebaixamento, essa palavra que nenhum time quer ouvir, mas que inevitavelmente chega a três clubes ao final de cada temporada na Primeira Divisão espanhola. A disputa pela permanência na LaLiga EA Sports 2024/2025 está em um ponto crítico.
Matematicamente, mais da metade dos conjuntos ainda não têm a salvação certificada, mas a realidade mostra que o duelo está restrito a um grupo menor de equipes. O Valladolid, embora ainda não esteja matematicamente rebaixado, a realidade é que cedo ou tarde, confirmará seu descenso para a Segunda Divisão. Somente um milagre jamais visto o salvaria, algo que não parece provável. O clube de Valladolid aparenta ser uma equipe sem alma, que se resignou ao seu destino fatal. Assim, ao descontar o último colocado, restarão duas vagas de rebaixamento para, previsivelmente, cinco equipes. Os confrontos diretos entre esses times serão decisivos.
Sevilla, 15º com 37 pontos
Parece improvável que a equipe hispalense caia para a zona de perigo, contudo, a má sequência do último mês tem complicado sua situação. Próximo de garantir a permanência, a vantagem de pontos parece suficientemente confortável para evitar um susto nas últimas rodadas, mas o calendário restante apresenta bastante dificuldade.
O calendário que lhes resta:
- Osasuna (fora)
- Leganés (casa)
- Celta (fora)
- Las Palmas (casa)
- Real Madrid (casa)
- Villareal (fora)
Girona, 16º com 34 pontos
O jogo desta noite contra o Betis é crucial. Se vencerem os comandados de Pellegrini, darão um passo gigante para alcançar os 40 pontos de uma salvação virtual e selar a permanência. Nesta quinta-feira também têm outro confronto transcendental. Contra o Leganés em Butarque. Um duelo com efeito duplo contra um rival direto: ganhar fôlego na tabela e afundar os “pepineros”.
O calendário que lhes resta:
- Betis (casa)
- Leganés (fora)
- Mallorca (casa)
- Villarreal (casa)
- Valladolid (fora)
- Real Sociedad (fora)
- Atlético (casa)
Las Palmas, 17º com 32 pontos
É a equipe que atualmente marca a salvação graças à sua vitória nos acréscimos contra o Atlético de Madrid no último sábado. Tem contra o `goal average` (saldo de gols) contra dois rivais diretos, embora com um deles, o Leganés, ainda tenha que jogar. Será na penúltima rodada, duelo no qual pode se decidir quem dos dois times cai.
O calendário que lhes resta:
- Athletic (fora)
- Valencia (casa)
- Rayo (casa)
- Sevilla (fora)
- Leganés (casa)
- Espanyol (fora)
Alavés, 18º com 31 pontos
Com o ponto que tirou ontem do Sánchez Pizjuán contra o Sevilla, continua sem poder sair da zona de rebaixamento. No entanto, no clube vitoriano veem com bons olhos o resultado na capital da Andaluzia, ao somar fora de casa. Salvo nas duas últimas datas, nas quais poderia jogar contra equipes que já não disputam nada, o calendário não é demasiado benéfico para os “babazorros”.
O calendário que lhes resta:
- Real Sociedad (casa)
- Atlético (casa)
- Athletic (fora)
- Valencia (casa)
- Valladolid (fora)
- Osasuna (casa)
Leganés, 19º com 29 pontos
O empate contra o Mallorca soube a muito pouco. Um ponto, que em qualquer outra situação teria sido ótimo, mas que a urgência atual dos “pepineros” não permite somar de um em um. Penúltimos, necessitam urgentemente de vitórias que deem três pontos. Os duelos diretos marcarão o futuro dos madrilenhos no que resta da temporada. Girona, Las Palmas e, na última rodada, um Valladolid que certamente já estará rebaixado e não jogará por nada.
O calendário que lhes resta:
- Girona (casa)
- Sevilla (fora)
- Espanyol (casa)
- Villarreal (fora)
- Las Palmas (fora)
- Valladolid (casa)
Valladolid, 20º com 16 pontos
O lanterna. Colista a anos-luz do seguinte classificado. A próxima rodada pode consumar seu descenso para a Liga Hypermotion. Só restam 18 pontos em jogo e a salvação está a 16 de distância. Missão impossível.
O calendário que lhes resta:
- Betis (fora)
- Barcelona (casa)
- Mallorca (fora)
- Girona (casa)
- Alavés (casa)
- Leganés (fora)