Esta temporada tem sido uma das mais equilibradas das últimas décadas em La Liga. A emoção não está apenas na luta pelo título ou contra o rebaixamento, mas também para saber quem garantirá as cobiçadas vagas europeias. Atualmente, três equipes já têm a Champions League assegurada: Barcelona, Real Madrid e Atlético de Madrid. Após eles, a briga pelas outras duas vagas na principal competição europeia (e uma na Europa League) envolve Athletic Club, Villarreal e Real Betis. No entanto, a disputa mais acirrada e imprevisível é pelas duas últimas vagas europeias disponíveis (uma para a Europa League e outra para a Conference League). Impressionantemente, até seis equipes estão separadas por apenas dois pontos nesta reta final, prometendo uma batalha intensa até a última rodada.
Duas Vagas em Jogo
A mudança no regulamento que permite ao quinto colocado garantir vaga na Champions League abriu uma nova oportunidade para uma oitava vaga europeia nesta temporada, direcionada à Conference League. Essa novidade intensificou a briga na parte intermediária da tabela. Atualmente, a disputa pelas duas vagas inferiores concentra-se em seis equipes, indo do Celta, na sétima posição, ao Valencia, na décima segunda, com todos separados por apenas dois pontos. Rayo Vallecano, Osasuna, Mallorca e Real Sociedad também fazem parte desse grupo embolado.
No momento, o Celta (46 pontos) leva uma ligeira vantagem, com dois pontos a mais que Rayo, Osasuna e Mallorca, três a mais que a Real Sociedad e quatro a mais que o Valencia. Contudo, essa margem é mínima e pode mudar rapidamente, especialmente considerando o calendário desafiador pela frente. Haverá diversos confrontos diretos entre esses concorrentes nas últimas quatro rodadas, o que garantirá mudanças constantes na classificação. É até possível que Getafe e Espanyol, atualmente na 13ª e 14ª posições com 39 pontos (a 3 do Valencia e a 5 da zona europeia), entrem na briga caso consigam reagir após um período de resultados negativos.
Calendário dos Concorrentes
Calendário do Celta
- Celta – Sevilla
- Real Sociedad – Celta
- Celta – Rayo Vallecano
- Getafe – Celta
Calendário do Rayo Vallecano
- Las Palmas – Rayo Vallecano
- Rayo Vallecano – Real Betis
- Celta – Rayo Vallecano
- Rayo Vallecano – Mallorca
Calendário do Osasuna
- Real Betis – Osasuna
- Osasuna – Atlético de Madrid
- Osasuna – Espanyol
- Alavés – Osasuna
Calendário do Mallorca
- Mallorca – Valladolid
- Real Madrid – Mallorca
- Mallorca – Getafe
- Rayo Vallecano – Mallorca
Calendário da Real Sociedad
- Atlético de Madrid – Real Sociedad
- Real Sociedad – Celta
- Real Sociedad – Girona
- Real Madrid – Real Sociedad
Calendário do Valencia
- Valencia – Getafe
- Alavés – Valencia
- Valencia – Athletic Club
- Real Betis – Valencia
A Briga pela Champions
Enquanto a briga pelas duas vagas inferiores esquenta, a disputa pela quarta e quinta posições, que garantem vaga na próxima Champions League, também está emocionante. O Athletic Club (61 pontos) parecia ter uma vantagem confortável, mas tropeços recentes, talvez focando em outras competições, permitiram que Villarreal e Real Betis se aproximassem significativamente. Ambos chegam a esta reta final em boa forma. O Villarreal, com duas vitórias consecutivas (incluindo a última contra o Osasuna), está agora apenas três pontos atrás do Athletic. Por sua vez, o Real Betis, impulsionado por boas atuações de seus jogadores, segue sonhando em ultrapassar o Villarreal pela quinta posição ou até mesmo alcançar o quarto lugar.