O Milan completou mais uma virada notável ao vencer o Bologna por 3 a 1, poucos dias antes do confronto pela final da Copa da Itália. Os dois gols de Santiago Gimenez e um de Christian Pulisic neutralizaram o gol de abertura de Riccardo Orsolini.
Em um curioso capricho do destino, as equipes se enfrentaram pela Serie A poucos dias antes de se encontrarem novamente na final da Copa da Itália, marcada para 14 de maio no Estádio Olímpico, em Roma. Com Rafael Leão suspenso e Youssouf Fofana, Warren Bondo e Riccardo Sottil lesionados, o técnico Sergio Conceição utilizou a mesma escalação inicial que venceu o Genoa na semana anterior. O Bologna estava sem Dan Ndoye, Emil Holm, Estanis Pedrola e Jens Odgaard, mas fez rotações com Nikola Moro, Martin Erlic, Tommaso Pobega e Benjamin Dominguez entrando na equipe.
O Milan utilizou camisas especiais com os nomes de solteira das mães dos jogadores para celebrar o Dia das Mães.
O jogo de Fikayo Tomori durou pouco, pois ele tropeçou durante um desarme e caiu acidentalmente de cabeça em Benjamin Dominguez, ficando um pouco tonto e tendo que ser substituído por Malick Thiaw.
Christian Pulisic avançou pelo meio e teve seu chute bloqueado por Charalampos Lykogiannis. Na sequência da jogada, João Félix viu sua finalização colocada ser desviada a centímetros da trave por Lorenzo De Silvestri, e o cabeceio de Luka Jovic no escanteio resultante foi defendido por Lukasz Skorupski.
Mike Maignan fez uma difícil defesa com uma mão no chute colocado de Dominguez da entrada da área. O Bologna também foi forçado a uma substituição quando Martin Erlic sofreu uma lesão no pé.
Riccardo Orsolini desperdiçou duas grandes oportunidades, cabeceando na rede lateral no segundo poste e depois chutando por cima de 12 metros após um passe de Pobega.
Orsolini se redimiu abrindo o placar logo após o reinício do jogo. Thijs Dallinga escorou um lançamento longo, o ponta cortou para dentro sobre Strahinja Pavlovic e finalizou colocado com o pé esquerdo no canto inferior distante, da entrada da área.
Theo Hernández obrigou Skorupski a espalmar um chute de longa distância, enquanto Santiago Giménez teve pedidos de pênalti ignorados após choque com Lucumi, e João Félix chutou o rebote para fora.
O Milan empatou momentos depois. Samuel Chukwueze quebrou a linha de impedimento, seu cruzamento rasteiro foi desviado por Lucumi para o caminho de Christian Pulisic, que serviu Giménez na direita para finalizar por baixo do goleiro Skorupski, que saía do gol.
Giménez colocou a bola na rede novamente alguns minutos depois, mas estava impedido ao encobrir o goleiro do Bologna com um belo toque.
O Milan, então, virou o jogo. Chukwueze correu para outro lançamento longo e cruzou para João Félix. A finalização fraca do português desviou em Sam Beukema e sobrou para Pulisic, que bateu rasteiro no canto inferior distante.
O Bologna quase empatou novamente em 2 a 2, quando a bola sobrou para Nicoló Cambiaghi, forçando uma defesa de reação desesperada de Maignan no canto inferior próximo.
Em vez disso, os Rossoneri selaram a vitória nos acréscimos. Chukwueze saiu em contra-ataque, encontrou Giménez na esquerda, ele cortou para dentro sobre Lorenzo De Silvestri e finalizou de pé direito no canto inferior distante.
Estatísticas da Partida
- Posse de Bola: Milan 48% – 52% Bologna
- Total de chutes: Milan 10 – 10 Bologna
- Chutes a gol: Milan 5 – 4 Bologna
- Chutes para fora: Milan 1 – 5 Bologna
- Chutes bloqueados: Milan 4 – 1 Bologna
- Escanteios: Milan 3 – 4 Bologna
- Impedimentos: Milan 1 – 2 Bologna
- Faltas: Milan 5 – 14 Bologna
Artilheiros e Assistências
- Riccardo Orsolini (Bologna, 49`, Assistência: Thijs Dallinga)
- Santiago Giménez (Milan, 73`, Assistência: Christian Pulisic)
- Christian Pulisic (Milan, 79`)
- Santiago Giménez (Milan, 90+2`, Assistência: Samuel Chukwueze)
Cartões
- Amarelo: Jhon Lucumí (B, 37`), Ruben Loftus-Cheek (M, 60`), João Félix (M, 67`), Santiago Castro (B, 90+1`)
Substituições
- Milan: Malick Thiaw (por Fikayo Tomori, 14`), Samuel Chukwueze (por Strahinja Pavlovic, 65`), Santiago Giménez (por Luka Jovic, 65`), Tijjani Reijnders (por Álex Jiménez, 66`), Youssouf Fofana (por Ruben Loftus-Cheek, 78`)
- Bologna: Jhon Lucumí (por Martin Erlic, 31`), Kacper Urbanski (por Tommaso Pobega, 61`), Jesper Karlsson (por Riccardo Orsolini, 61`), Santiago Castro (por Thijs Dallinga, 61`), Michel Aebischer (por Nikola Moro, 80`)
Escalações Iniciais
Milan
- Mike Maignan (Goleiro)
- Álex Jiménez (Defensor)
- Fikayo Tomori (Defensor)
- Matteo Gabbia (Defensor)
- Strahinja Pavlovic (Defensor)
- Theo Hernández (Defensor)
- Ruben Loftus-Cheek (Meio-campista)
- Tijjani Reijnders (Meio-campista)
- Christian Pulisic (Atacante)
- João Félix (Atacante)
- Luka Jovic (Atacante)
Bologna
- Lukasz Skorupski (Goleiro)
- Charalampos Lykogiannis (Defensor)
- Lorenzo De Silvestri (Defensor)
- Martin Erlic (Defensor)
- Sam Beukema (Defensor)
- Nikola Moro (Meio-campista)
- Remo Freuler (Meio-campista)
- Tommaso Pobega (Meio-campista)
- Benjamín Domínguez (Atacante)
- Riccardo Orsolini (Atacante)
- Thijs Dallinga (Atacante)