Sex. Abr 18th, 2025

As escolas de formação francesas são famosas por desenvolver jogadores que depois integram os elencos dos principais clubes da Europa. Esta reputação foi confirmada por um estudo recente do CIES.

O estudo do CIES analisou quais clubes da Europa formaram o maior número de jogadores nos últimos 20 anos que chegaram a atuar nas cinco principais ligas europeias (Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A, Ligue 1). Não é surpresa que os clubes franceses se destaquem neste ranking.

O Real Madrid lidera a lista com 166 jogadores formados na sua academia durante o período analisado, enquanto o Barcelona, através da sua prestigiada academia La Masia, ocupa o segundo lugar com 156. O Paris Saint-Germain surge em terceiro (111), logo à frente do rival francês Olympique Lyonnais. O PSG era conhecido por formar jogadores, mas não os reter; essa situação está a mudar, com Warren Zaïre-Emery a ser o símbolo da nova estratégia.

Sete equipas da Ligue 1 no top 20

O Stade Rennais ocupa a sexta posição no ranking (94 jogadores) e o AS Monaco o nono lugar com 88 jogadores formados. Atualmente, jogadores como Maghnes Akliouche, Eliesse Ben Seghir e Soungoutou Magassa estão a destacar-se no Monaco, tendo sido formados em La Diagonale.

O Toulouse FC (11º com 87), o FC Nantes (13º com 84) e o AS Saint-Étienne (14º com 81) também figuram no top 20 do estudo do CIES.

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post