As escolas de formação francesas são famosas por desenvolver jogadores que depois integram os elencos dos principais clubes da Europa. Esta reputação foi confirmada por um estudo recente do CIES.
O estudo do CIES analisou quais clubes da Europa formaram o maior número de jogadores nos últimos 20 anos que chegaram a atuar nas cinco principais ligas europeias (Premier League, La Liga, Bundesliga, Serie A, Ligue 1). Não é surpresa que os clubes franceses se destaquem neste ranking.
O Real Madrid lidera a lista com 166 jogadores formados na sua academia durante o período analisado, enquanto o Barcelona, através da sua prestigiada academia La Masia, ocupa o segundo lugar com 156. O Paris Saint-Germain surge em terceiro (111), logo à frente do rival francês Olympique Lyonnais. O PSG era conhecido por formar jogadores, mas não os reter; essa situação está a mudar, com Warren Zaïre-Emery a ser o símbolo da nova estratégia.
Sete equipas da Ligue 1 no top 20
O Stade Rennais ocupa a sexta posição no ranking (94 jogadores) e o AS Monaco o nono lugar com 88 jogadores formados. Atualmente, jogadores como Maghnes Akliouche, Eliesse Ben Seghir e Soungoutou Magassa estão a destacar-se no Monaco, tendo sido formados em La Diagonale.
O Toulouse FC (11º com 87), o FC Nantes (13º com 84) e o AS Saint-Étienne (14º com 81) também figuram no top 20 do estudo do CIES.