Sáb. Abr 26th, 2025

Alexander-Arnold: O Talento do Liverpool em Perigo de se Tornar o Novo Sterling

Existe algo especial sobre o Liverpool. Enquanto outros concorrentes oscilam com a maré sempre mutável do futebol, Anfield permanece forte apesar de golpes aparentes. A saída de Jürgen Klopp ao final da temporada 2023/24 levou muitos a pensarem que isso significaria o fim do sucesso do Liverpool no mais alto nível do continente, mas Arne Slot fez sua mágica e os Reds seguem firmes rumo ao título da Premier League.

Um ano antes, todo um meio-campo foi renovado, com quatro novas peças sendo introduzidas. Cada parte dessa dramática reconstrução provou ser fundamental de uma forma ou de outra, conquistando a Copa da Liga na temporada passada e agora à beira de conquistas maiores.

Essa capacidade de superar obstáculos é algo que antecede a chegada de Klopp, mas foi reformulada com a nomeação do alemão. Foi a sua chegada que garantiu que a perda de um dos bens mais valiosos do clube, Raheem Sterling, não se tornasse o golpe esmagador que a maioria antecipava.

Por que Raheem Sterling deixou o Liverpool

Em 2014, Luis Suárez deixou o Liverpool rumo ao Barcelona por £75 milhões, um golpe amargo depois que a genialidade do uruguaio não foi suficiente para levar a equipe de Brendan Rodgers ao título da Premier League. Um ano depois, Sterling seguiu o mesmo caminho, forçando sua saída aos 20 anos em um acordo de £49 milhões, assinando pelo Manchester City.

Steven Gerrard admitiu ter ficado `desapontado` com o jovem, que se recusou a viajar na turnê de pré-temporada do Liverpool após a primeira oferta do City ser rejeitada. O Liverpool recrutou Sterling da academia do Queens Park Rangers, nutrindo-o até o nível sênior. Parecia que havia muito mais a oferecer, e sua venda pareceu, na época, um golpe esmagador para um time do Liverpool que voltava à mediocridade.

A saída de Sterling foi um golpe, mas também foi a de Philippe Coutinho mais de três anos depois. Olhando para trás agora, nenhuma delas se mostrou prejudicial ao sucesso futuro do Liverpool – pelo contrário, na verdade.

Nesta fase mais avançada de uma longa e notável carreira, o tempo de Sterling em Anfield será pouco mais do que uma lembrança para ele, uma noção que certamente é recíproca por parte da torcida dos Reds. Mas quando a memória de Sterling jogando de vermelho é trazida à tona em Liverpool, dificilmente é recebida com carinho. De fato, vaias ainda podem ser ouvidas quando o internacional inglês recebe a bola em seu antigo estádio.

Suárez, Sterling, Coutinho. Um tema comum em todas essas saídas decepcionantes é o poder de resistência do Liverpool, sua capacidade de absorver o impacto da perda e se recuperar ainda mais forte.

Isso não será diferente neste verão, com a “nova versão” do jogador que pode estar se materializando.

A Nova Versão de Raheem Sterling no Liverpool

Os torcedores do Liverpool podem ter ressentido a decisão de Sterling de deixar o clube e se juntar ao Manchester City, mas ele construiu uma carreira fantástica após sair de Merseyside, e Trent Alexander-Arnold pode muito bem vislumbrar alturas semelhantes.

É claro, ele perdeu a chance de jogar sob a asa de Klopp nos primeiros anos de Sterling, perdeu a chance de fazer parte de uma ascensão impressionante da adversidade até o escalão superior do futebol, onde Anfield permanece até hoje.

Elogiado por sua qualidade `de classe mundial` por Klopp, Alexander-Arnold dedicou muito mais de sua carreira ao Liverpool do que seu colega da seleção inglesa, mas isso não significa que sua possível mudança seja menos controversa.

O Real Madrid é um dos maiores rivais europeus do Liverpool. Klopp, apesar de toda a sua glória, sofreu duas derrotas em finais da Liga dos Campeões contra os Blancos, com Alexander-Arnold começando como lateral-direito em ambas as ocasiões. “Se você não pode vencê-los, junte-se a eles.” Certamente parece que isso se aplica ao considerar a situação de Alexander-Arnold.

Nada no futebol é certo, mas o sucesso e os títulos são comuns no Santiago Bernabéu, e embora as coisas não estejam totalmente certas para os gigantes espanhóis nesta temporada, espera-se que Carlo Ancelotti saia nas próximas semanas e Xabi Alonso seja cotado como seu sucessor.

É uma nova era no Real Madrid, que certamente irá empolgar Trent massivamente, juntando-se a um amigo próximo como Jude Bellingham e a muitos dos melhores jogadores do mundo. Sem dúvida, a ideia de lançar bolas para Vinícius Júnior, ou Kylian Mbappé, é de fato um pensamento sedutor, e sem dúvida uma parte importante no processo de pensamento do defensor que joga com a bola.

A diferença, no entanto, é que o ponta veterano deixou um time do Liverpool em transição, ainda não consagrado na dinastia de Klopp e, em vez disso, em aparente declínio após a dolorosa perda de 2013/14, a fuga de Suárez para o Barcelona e a aposentadoria de Gerrard do cenário europeu.

Muitos torcedores aceitarão a decisão de Alexander-Arnold – que, ressalte-se, ainda não está definida – mas muitos mais lamentarão sua decisão de deixar seu clube de infância, de renunciar ao seu status de `o Scouser no time do Liverpool`.

Slot está caminhando para o título da Premier League em sua primeira temporada no comando; o Liverpool renovou os contratos de Virgil van Dijk e Mohamed Salah, e agora se prepara para direcionar seu poder financeiro para um investimento significativo no mercado de transferências de verão. O que mais Alexander-Arnold poderia querer?

Esta situação remete a uma frase de Klopp quando Coutinho estava fortemente ligado a uma mudança para o Barcelona, agora indelevelmente marcada na filosofia da torcida do Liverpool: “Eu disse a ele para ficar aqui e eles acabarão construindo uma estátua em sua homenagem. Vá para outro lugar, para Barcelona, para Bayern de Munique, para Real Madrid, e você será apenas mais um jogador. Aqui você pode ser algo mais.”

O futebol é um esporte tribal, que de alguma forma dá origem à forma mais feroz e pura de paixão. A decisão de Alexander-Arnold é dele, mas ele corre o risco de ceder um lugar ao lado das lendas de seu time, caso saia em transferência gratuita neste verão. Muitos o lembrarão em um patamar mais próximo daqueles que saíram antes dele, em vez de entre as figuras lendárias do Liverpool. Talvez a parte mais tocante seja que tal status está ao seu alcance, a apenas uma assinatura de distância.

By Rui Queirós

No coração do Porto, vive e trabalha Rui Queirós, um dos analistas desportivos mais perspicazes de Portugal. A sua profunda compreensão do futebol, futsal e râguebi permite-lhe criar conteúdos únicos sobre os aspectos táticos do jogo. Diariamente, analisa as últimas notícias do desporto mundial, com especial atenção às equipas portuguesas em competições internacionais. Rui desenvolveu a sua própria metodologia para avaliar a probabilidade dos resultados desportivos, ajudando os leitores a fazerem apostas mais informadas. A sua coluna semanal de previsões desportivas tem uma das maiores taxas de precisão do país.

Related Post