Max Allegri admitiu que o Milan “não pode continuar a sofrer golos tão fáceis” após uma surpreendente derrota em casa para o Cremonese. “Não sentimos o perigo, precisamos de mais determinação“, declarou o treinador.
Os Rossoneri começaram a temporada exatamente de onde pararam, sendo vaiados pelos seus próprios adeptos em San Siro após uma chocante derrota por 2-1 para o recém-promovido Cremonese.
Para Allegri, foi a pior estreia possível no banco, pois ele não esteve presente na vitória por 2-0 sobre o Bari na Coppa Italia na semana anterior devido a uma suspensão.
“Se olharmos para o desempenho, tivemos oito remates à baliza, mas a diferença é feita pela determinação com que atacamos e defendemos”, disse Allegri à DAZN Italia. “Sofremos dois golos evitáveis que poderíamos ter impedido com um pouco mais de concentração. Felizmente, é apenas a primeira jornada e temos tempo para trabalhar nestes detalhes.”
Allegri identifica as fraquezas do Milan
Embora Luka Modric e Pervis Estupinan fossem as únicas novas contratações no onze inicial, o ex-lateral do Brighton e Hove Albion foi substituído ao intervalo após dificuldades em defender na Serie A. Ardon Jashari entrou apenas como substituto tardio, enquanto Samuele Ricci permaneceu no banco. Surge a questão: Allegri precisa de mais reforços?
“Não creio que tenha sido uma questão de um jogador em falta ou não. Quando se joga na Serie A, encontramos adversários difíceis como o Cremonese, que mereceu totalmente a vitória ao jogar uma partida defensiva inteligente, e nós cometemos dois erros.”
“Não se trata do plantel, mas de ter um pouco mais de determinação, tanto com a bola quanto sem ela.”
Allegri escalou o Milan numa formação 3-5-2 que podia transformar-se num 4-3-3 com as posições de Estupinan e Alexis Saelemaekers.
“É sempre complicado no primeiro jogo da temporada. São jogos em que é preciso manter a baliza inviolada. Conseguimos reequilibrar a situação ao intervalo, criamos algumas boas oportunidades para marcar e não as aproveitamos.”
“Sabíamos que o Cremonese tinha bons cruzamentos e deveríamos ter coberto melhor a área. Precisamos melhorar nestas situações, porque não podemos permitir-nos sofrer dois golos em todos os jogos.”
“Considerando os golos que sofremos, claramente a fase defensiva é onde precisamos melhorar. Não sentimos o perigo de forma eficaz. Havia cinco de nós na área contra três, então não se pode permitir um cabeceamento livre, assim como não se pode deixar Pezzella correr sozinho até à linha de fundo.”
Enquanto Strahinja Pavlovic cometeu um grande erro no primeiro golo e marcou o golo de empate, também foi notado que Santiago Gimenez estava lento ao recuar para ajudar a defesa nos dois golos do Cremonese. O internacional mexicano chegou tarde à pré-época e não parecia estar em boa forma.
“O Santiago realmente chegou tarde e não está totalmente em forma. Ele fez o melhor que pôde esta noite, teve uma grande chance no final com um cabeceamento e não correu bem”, confessou Allegri. “Todos nós devemos preparar-nos de uma certa forma, porque não podemos continuar a sofrer golos tão fáceis.”
Havia a esperança de que Allegri ajudasse a trazer estabilidade a uma equipa do Milan que teve um desempenho tão fraco na temporada passada, mas a atmosfera no estádio também parecia um tanto negativa.
“Independentemente do que aconteceu na temporada passada, precisamos transformar o negativo em positivo”, concluiu o treinador. “O Lecce é uma boa equipa para a próxima semana e sempre difícil. Devemos estar preparados para jogar jogos difíceis. Se quisermos jogar apenas bonito, correremos o risco de empatar ou perder contra qualquer um, como aconteceu esta noite.”