Sex. Set 5th, 2025

Amorim Pressionado a Vender Estrelas do Man Utd com Salários Elevados, Começando por Onana

As dificuldades do Manchester United nos últimos anos têm sido evidentes para todos, intensificando a pressão sobre o técnico Ruben Amorim. Ele chegou ao clube em novembro de 2024 com a missão de reverter a fase sombria sob Erik ten Hag, mas sua passagem por Old Trafford tem sido, até agora, decepcionante.

O técnico de 40 anos alcançou apenas 39% de vitórias, perdendo 19 dos 46 jogos em que esteve no comando – com uma das derrotas mais recentes sendo simplesmente imperdoável. Sua equipe dos Red Devils perdeu nos pênaltis para o Grimsby Town, da League Two, na segunda rodada da Carabao Cup, um resultado que sem dúvida alimentou a especulação sobre seu futuro no cargo.

No entanto, suas decisões em momentos-chave podem selar seu destino na Premier League, frequentemente escalando jogadores que constantemente ficam abaixo do nível que a torcida espera de um jogador do United.

Ruben Amorim no Manchester United

O Declínio de Andre Onana no Manchester United

Após a saída de David de Gea no verão de 2023, o United desembolsou cerca de £47 milhões pela contratação do goleiro Andre Onana, com muitos torcedores esperando que ele fosse o número um do clube por muitos anos. No entanto, dois anos depois, sua mudança para Old Trafford tem sido um desastre, registrando nove erros que levaram a gols, com muitos outros momentos questionáveis em campo.

Apesar de sua má fase em 2024/25, Amorim decidiu escalar o camaronês contra o Grimsby – uma decisão que se mostrou um grande erro, pois ele contribuiu para os dois gols do adversário em Blundell Park. A disputa de pênaltis deu ao goleiro de 29 anos uma oportunidade de redenção, mas ele conseguiu apenas uma defesa em 13 penalidades, muitas vezes espalmando a bola para dentro do próprio gol.

Tal desempenho levou a pedidos da torcida para que o jogador seja vendido – com uma mudança no gol necessária para que o clube progrida em um futuro próximo. A chegada de Senne Lammens no último dia da janela de transferências apenas empurrará Onana para mais perto da porta de saída, com outro membro da equipe principal precisando se juntar a ele na saída do clube em breve.

Andre Onana em jogo do Man Utd contra Grimsby
Senne Lammens pelo Royal Antwerp
Senne Lammens pelo Royal Antwerp.

Não Apenas Onana: Um Grande Salário do Man Utd Precisa Sair

Gastar muito no mercado de transferências não significa sucesso, como visto no United nos últimos anos, com a diretoria gastando cerca de £800 milhões em novas aquisições desde o verão de 2022. Onana foi apenas uma dessas adições, com Matheus Cunha e Bryan Mbeumo sendo a última dupla a tentar transformar a sorte do clube em Old Trafford.

A dupla chegou do Wolverhampton Wanderers e do Brentford, respectivamente, com suas transferências custando ao clube cerca de £133,5 milhões, incluindo potenciais bônus. Seu total combinado de 35 gols na liga em 2024/25 deu à torcida um motivo para ser positiva, mas outros cortes precisam ser feitos em outras áreas do clube para dar o próximo passo em sua busca para retornar à antiga glória.

Matheus Cunha do Manchester United
Matheus Cunha do Manchester United

Harry Maguire é outro jogador que custou muito dinheiro, chegando em um negócio de £80 milhões do Leicester City no verão de 2019 – uma taxa que permanece a mais cara já paga por um defensor. Embora o internacional inglês tenha acumulado mais de 250 jogos pelos Red Devils, ele não teve o impacto que muitos fãs teriam antecipado em sua mudança dos Foxes.

Ele tem sido questionado pela torcida ultimamente, assim como Onana, com o jogador de 32 anos caindo na hierarquia de Amorim nas últimas semanas. Maguire não começou nenhum jogo da liga nesta campanha, atuando por um total de apenas 13 minutos vindo do banco de reservas – com seu salário exorbitante não mais refletindo sua importância para a equipe.

Jogadores Mais Bem Pagos do Man Utd (2025/26)
Classificação Jogador Salário Bruto Semanal
1 Casemiro £350,000
2 Bruno Fernandes £300,000
3 Matthijs de Ligt £195,000
4 Harry Maguire £190,000
5 Matheus Cunha £180,000
6 Benjamin Sesko £160,000
=7 Luke Shaw £150,000
=7 Mason Mount £150,000
=7 Bryan Mbeumo £150,000

O zagueiro ainda recebe um salário impressionante de £190 mil por semana, um valor que é maior do que as novas contratações Cunha e Mbeumo, que ganham £180 mil e £150 mil por semana, respectivamente. Aos 32 anos, ele sem dúvida está se aproximando do fim de sua carreira profissional, com a diretoria precisando remover o inglês da folha salarial para financiar a chegada de novos talentos em Old Trafford.

É claro que ele e Onana não estão no nível exigido para o sucesso na Premier League, o que pode levar a outra “limpa” no elenco nas próximas janelas de transferências.

Carreira de Harry Maguire no Manchester United

By Rui Queirós

No coração do Porto, vive e trabalha Rui Queirós, um dos analistas desportivos mais perspicazes de Portugal. A sua profunda compreensão do futebol, futsal e râguebi permite-lhe criar conteúdos únicos sobre os aspectos táticos do jogo. Diariamente, analisa as últimas notícias do desporto mundial, com especial atenção às equipas portuguesas em competições internacionais. Rui desenvolveu a sua própria metodologia para avaliar a probabilidade dos resultados desportivos, ajudando os leitores a fazerem apostas mais informadas. A sua coluna semanal de previsões desportivas tem uma das maiores taxas de precisão do país.

Related Post