Em um confronto da Ligue 1 McDonald’s, válido pela 30ª rodada, AS Monaco e RC Strasbourg Alsace, ambos buscando uma vaga na UEFA Champions League, empataram em 0 a 0 no Stade Louis II, em um jogo sem muitas emoções.
O Jogo
Apenas três pontos separavam as equipes antes da partida, e ficou claro desde o início que o equilíbrio era a tônica. Com a disputa por vagas europeias acirrada, o jogo começou cauteloso. O Monaco conseguiu exercer mais pressão no campo de ataque, mas foi o Strasbourg que teve a primeira grande chance, em um contra-ataque.
Valentín Barco fez um excelente passe para Emanuel Emegha, mas o domínio do atacante não foi bom, permitindo que Christian Mawissa se recuperasse e fizesse o desarme crucial. Em frente a Behdad Eghbali, Djordje Petrovic fez uma grande defesa em chute de Maghnes Akliouche.
O Monaco chegou a pensar que havia aberto o placar nos minutos finais do primeiro tempo. Lamine Camara lançou Caio Henrique em profundidade. O chute foi bem defendido por Petrovic, mas a bola sobrou para Mika Biereth, que mandou para as redes. O dinamarquês chegou a comemorar seu 13º gol na Ligue 1, mas o VAR anulou o lance, flagrando impedimento de Henrique na origem da jogada.
O segundo tempo seguiu o mesmo roteiro, com o medo de perder superando o desejo de vencer para ambos os lados. Houve muita hesitação em se lançar ao ataque, e nenhuma equipe conseguiu pressionar o adversário de forma consistente. Barco teve a melhor chance do Strasbourg, chutando por cima dentro da área, e segundos depois obrigou Philipp Köhn a fazer uma defesa.
Eliesse Ben Seghir entrou no lugar de Minamino aos 25 minutos do segundo tempo e deu mais dinamismo ao ataque do Monaco. Ele cabeceou para fora logo após entrar, enquanto Folarin Balogun também exigiu boa defesa de Petrovic em cabeçada. Emegha chegou a marcar de cabeça, o que daria uma vitória magra ao Strasbourg, mas o VAR novamente anulou o lance. O empate foi justo, sem que nenhuma equipe merecesse mais do que um ponto.
Notas dos Jogadores do Monaco
Philipp Köhn – 5
Caio Henrique – 5
Christian Mawissa – 6
Fez uma recuperação crucial no início da partida contra Emegha. Foi a intervenção defensiva mais importante do jogo. O zagueiro tem a tendência de se complicar, mas consegue se safar, e fez isso novamente em algumas ocasiões.
Wilfried Singo – 6
Vanderson – 5
Takumi Minamino – 5
Denis Zakaria – 6
Lamine Camara – 6
Maghnes Akliouche – 3
Não foi a noite dele. Pareceu estranhamente fora de ritmo, até distraído em alguns momentos. Errou muitos passes e finalizações, algo incomum para ele nesta temporada. A falta de movimentação dos companheiros também não ajudou.
Mika Biereth – 4
Breel Embolo – 6
Embolo tem sido um pouco previsível nas últimas semanas, mas sua abordagem de recuar para a função de camisa 10, segurar a bola, girar sobre o marcador e procurar os companheiros continua sendo eficaz. O Monaco atacou pouco, mas criou as melhores chances quando Embolo estava envolvido.
Notas dos Jogadores do Strasbourg
Djordje Petrovic – 7
O goleiro emprestado pelo Chelsea teve uma atuação sólida e sem erros. Fez a defesa em chute de Akliouche no primeiro tempo, defendeu bem o chute de Henrique no lance do gol anulado, e depois defendeu um cabeceio de Balogun. Teve que sair da área em algumas ocasiões e lidou com tudo com segurança e tranquilidade.
Valentín Barco – 7
O jogador mais criativo do Strasbourg, com um passe de qualidade para Emegha no primeiro tempo. Sua capacidade de progredir pela esquerda e encontrar os atacantes permitiu ao Strasbourg criar lances de perigo, que não foram aproveitados pela falta de qualidade do restante da equipe.
Mamadou Sarr – 4
Andrew Omobamidele – 5
Ismael Doukouré – 5
Guéla Doué – 6
Andrey Santos – 4
Habib Diarra – 4
Diego Moreira – 3
Muito displicente, com passes imprecisos e dificuldade em encontrar os companheiros. Embora não tenha sido muito exigido defensivamente, foi um problema no ataque.
Dilane Bakwa – 4
Emanuel Emegha – 3
Pouco participativo, e não esteve bem quando foi acionado, errando o domínio no lance criado por Barco no início da partida.