Sáb. Abr 19th, 2025

O antigo jogador internacional do Aston Villa e da Escócia, Alan Hutton, conversou com o Get French Football News para discutir o que podemos esperar do jogo desta noite dos quartos de final da Liga dos Campeões entre o Paris Saint-Germain e o Aston Villa.

O que achou da eliminação do Liverpool pelo PSG?

Não fiquei surpreendido. Não fiquei porque os tenho visto jogar recentemente. Acho que eles têm qualidade em todo o campo. Acredito que esta é uma equipa melhor do que quando tinham os grandes nomes de estrelas porque são mais uma equipa, e pode ver-se isso na forma como jogaram. Não faço ideia de como é que não ganharam o primeiro jogo, para ser totalmente honesto. Acho que foi um roubo total do Liverpool, mas a forma como os vi jogar nesse jogo, foi assustador alguns dos movimentos… a forma como abrem as equipas e criam oportunidades. No geral, não me surpreendeu ao longo dos dois jogos.

Quais jogadores do PSG mais o impressionaram nesta temporada?

Kvaratskhelia, já o vi jogar várias vezes. Especialmente a nível internacional, quando jogou contra a Escócia. Acho que ele é uma boa aquisição para o clube. Ousmane Dembélé – os números dele esta temporada – depois do Barcelona, pensou-se, será que ele consegue atingir esses patamares, e ele acabou de mostrar que consegue. Acho que há qualidade em todo o campo. Nuno Mendes manteve Mohamed Salah muito quieto nos dois jogos; achei que ele esteve excelente. Acho que se olhar para toda a equipa, Bradley Barcola também, todos eles podem criar problemas. O Villa vai ter de estar na melhor forma para os travar.

Barcola é um jogador interessante porque seria o jogador que teria enfrentado. Como o teria abordado?

[Risos] Acho que teria noites sem dormir se fosse totalmente honesto consigo. Teria sido muito difícil. Acho que como defesa, tenta-se estar perto, tenta-se ser agressivo. O problema que se tem com Barcola é que ele está muito confortável nessas situações. Ele é muito agradável de se ver com a bola nos pés, ele consegue manipulá-la e movê-la, e tornar as coisas difíceis para si. Mas se fosse eu, precisaria de ajuda. Estaria à espera que o central viesse ajudar. Talvez o extremo que está a jogar à sua frente recuasse e não lhe desse o espaço de que ele precisa. Portanto, não se resume apenas a um jogador; resume-se a vários, e se conseguir travá-lo dessa forma.

O que devemos esperar do Villa ao longo dos dois jogos?

Acho que no primeiro jogo, que é fora de casa, eles vão tentar travá-los, vão tentar ser defensivamente sólidos. Bons bloqueios, e quando conseguirem recuperar a bola, podem tentar contra-atacar rapidamente em momentos de transição. Eles sabem que se forem demasiado expansivos e se abrirem, esta equipa do PSG vai apanhá-los, e pode estar tudo acabado no primeiro jogo. Portanto, eles sabem que terão de ser defensivos e esperar pelo momento certo. Vai ser preciso um desempenho coletivo de todos eles se quiserem tentar tirar algo disto.

Quais jogadores do Villa acha que vão brilhar neste confronto?

Espero que todos eles. Acho que o primeiro jogo será diferente, como já disse. Será mais defensivo, portanto, estará a olhar para jogadores como Morgan Rogers para romper rapidamente, e se Rashford jogar, ele pode romper rapidamente. Este tipo de jogadores que podem fazer algo. Provavelmente no segundo jogo – dependendo do resultado do primeiro jogo – eles podem abrir-se um pouco mais, e verá mais jogadores de talento, mas esses são os tipos de jogadores em que acho que o Villa se vai apoiar e com Youri Tielemans no meio-campo para jogar esses passes em profundidade e momentos de transição rápida. Esses são os jogadores a ter em atenção no primeiro jogo.

Emiliano Martínez ganhou uma reputação em França (depois de eliminar a França na final do Mundial e o Lille nos quartos de final da Liga Europa). Ele mencionou que o estádio se voltaria contra ele e que isso aliviaria a pressão do resto da equipa. Ele tem razão?

Eu entendo o que ele está a falar. Ele gosta disso, ele tem ombros largos. Ele aguenta a pressão. E acho que ele adora. Toda a provocação e tudo o que vem com ele. Acho que ele gosta. Isso torna-o ultra-focado. Isso prepara-o para estes grandes momentos. E ele já teve muitos deles na sua carreira. Ele é um jogador enorme para o Villa. Olhe para o Alisson do Liverpool, o desempenho dele no primeiro jogo [contra o PSG], e Martínez vai ter de ser assim e jogar a um nível tão alto se o Villa quiser passar… O PSG vai ter muita posse de bola. Eles vão ter muitas oportunidades, e Martínez foi feito para esses grandes momentos, grandes defesas, e ele prospera com isso. Ele vai ter de estar no seu melhor.

O PSG foi considerado o favorito contra o Villa. É uma avaliação justa?

Sim, definitivamente. Acho que eles entram neste jogo como favoritos. Acho que aos olhos de muitas pessoas, eles são um dos que podem vir a ganhá-la. Portanto, vai caber ao Villa pará-los. Sei que na fase de grupos, o PSG provavelmente não esteve no seu melhor, mas eles realmente intensificaram depois disso. Os jogos contra o Stade Brestois e os jogos contra o Liverpool. Portanto, acho que é um julgamento justo dizer que eles entram neste jogo como favoritos.

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post