Ansu Fati voltou a ter minutos na La Liga com a camisola do FC Barcelona na noite passada. O jovem atacante de 22 anos, com pouquíssimo protagonismo nos planos de Hansi Flick ao longo da temporada, foi o escolhido para dar descanso a Raphinha no jogo contra o Mallorca em Montjuic. O técnico alemão surpreendeu a todos ao dar a titularidade a Ansu, uma peça residual no banco azulgrana nesta campanha. Flick depositou sua confiança no avançado, que pôde desfrutar de algo mais de 60 minutos de futebol e voltou a ter uma experiência que já lhe parecia muito distante.
A última vez que Fati havia sido titular em um jogo da competição doméstica foi em 20 de outubro de 2024, há mais de seis meses. Desde então, ele apenas apareceu vindo do banco nos minutos finais das partidas, passando despercebido.
Da irritação à recompensa
A última imagem que Ansu Fati havia deixado antes do jogo de ontem foi marcante. No confronto da jornada anterior contra o Celta de Vigo, o atacante culé demonstrou publicamente seu mal-estar com Hansi Flick, que o manteve aquecendo na lateral por alguns minutos para, no final, não utilizá-lo. Uma decisão que não foi bem recebida pelo jogador, que se mostrou muito chateado no banco. As câmeras chegaram a capturar como Ansu Fati deu um pontapé em uma garrafa de água e como atirou um colete no chão, mostrando um tremendo enfado.
O técnico alemão não gostou nada da reação de seu jogador, mas em vez de puni-lo pelo ocorrido, o recompensou na noite passada com a titularidade para que pudesse liberar a raiva acumulada e demonstrar, em campo e não fora dele, seu valor e seu desejo por mais minutos.
Bons minutos apesar da inatividade
Está claro que Ansu Fati já não é o jogador que quebrou paradigmas em 2019 e 2020, antes de sofrer a grave lesão no joelho esquerdo. Esse contratempo freou abruptamente a carreira de um jogador destinado a estar entre os grandes do futebol europeu. Desde então, sua realidade é outra, bem diferente, e nesta temporada ele praticamente não conseguiu demonstrar nada daquele talento que um dia possuiu.
Apesar da inatividade nesta temporada, na noite passada em Montjuic deixou boas impressões. O `10` mostrou-se atrevido, dinâmico e com uma leveza que contrastava com a falta de ritmo competitivo que acumula. Ocupando a posição de teórico ponta esquerda, ele esteve participativo e combinou bem com seus companheiros. Além disso, finalizou três vezes ao gol, mas não conseguiu marcar.
Terá mais continuidade?
Essa é a grande pergunta. Com poucos jogos restando para o fim da temporada, a decisão está nas mãos de Flick, que terá que avaliar se dará mais minutos e contará com Ansu Fati como uma peça relevante na rotação até o final do campeonato ou, pelo contrário, o manterá no ostracismo como até agora.
As aparições do espanhol até o momento foram as seguintes. Cinco jogos na Liga:
- Alavés (24`)
- Sevilla (76`)
- Espanyol (6`)
- Real Sociedad (22`)
- Mallorca (62`)
Um na Copa do Rei:
- Barbastro (29`)
E quatro na Champions:
- Monaco (3`)
- Young Boys (28`)
- Bayern de Munique (6`)
- Borussia Dortmund (5`)
Totalizam 253 minutos em 10 partidas.