O encontro entre RCD Espanyol e Girona, válido pela 27ª jornada da La Liga EA Sports, terá como árbitro principal Adrián Cordero Vega. Este árbitro de 40 anos, natural da Cantábria, está na primeira divisão há cinco temporadas, tendo já arbitrado 88 jogos. Nestes jogos, registaram-se 38 vitórias para as equipas da casa, 31 empates e 19 vitórias para as equipas visitantes. Adicionalmente, ao longo desses 88 jogos, Cordero Vega mostrou 420 cartões amarelos e 19 cartões vermelhos, o que corresponde a uma média de 4,77 e 0,22 por partida, respetivamente.
Cordero Vega foi também o árbitro designado para a final do play-off de acesso à Primeira Divisão entre o Espanyol e o Oviedo no RCDE Stadium (2-0). A sua carreira arbitral tem sido marcada por subidas e descidas de divisão. Na época passada, na Segunda Divisão, arbitrou o Espanyol em seis ocasiões, para além do jogo do play-off, resultando num balanço de uma derrota e cinco empates.
Na presente temporada 2024-25, Cordero Vega já apitou o Espanyol em quatro jogos: três na Liga e um na Copa del Rey: Espanyol – Rayo Vallecano (2-1), Espanyol – Osasuna (0-0), San Tirso – Espanyol (0-4) e Sevilla – Espanyol (0-0). Anteriormente, na temporada 2021-22, também dirigiu dois jogos do Espanyol na Primeira Divisão: Espanyol – Levante (4-3) e Espanyol – Getafe (2-0).
Relativamente ao histórico de Cordero Vega com o Girona, é necessário recuar até à temporada 2018-19 para encontrar jogos em que se cruzaram. O balanço é de dois empates (contra Huesca, Alavés e Leganés) e três derrotas, estas consecutivas (contra Betis, Huesca e Villarreal). Este será o primeiro jogo da temporada em que Cordero Vega arbitrará uma partida do Girona.
Sala VAR a cargo de Pizarro Gómez
Valentín Pizarro Gómez será o responsável por auxiliar Cordero Vega a partir da sala VAR no jogo Espanyol – Girona da 27ª jornada da Liga EA Sports. Pizarro Gómez já desempenhou esta função em outras partidas do Espanyol nesta temporada, como em Sevilla – Espanyol (1-1), Espanyol – Celta (3-1), Barça – Espanyol (3-1), Espanyol – Sevilla (0-2), Espanyol – Mallorca (2-1), Espanyol – Alavés (3-2) e Valladolid – Espanyol (1-0).
No total, o seu desempenho na sala VAR em jogos do Espanyol resulta em quatro vitórias, um empate e quatro derrotas. O seu último trabalho foi no jogo Alavés – Espanyol (0-1) da 25ª Jornada. Anteriormente, como árbitro de campo, apitou o Espanyol em seis ocasiões, com um registo de quatro derrotas, um empate e apenas um triunfo.
Quanto ao Girona, foi videoárbitro em cinco jogos nesta temporada, com um saldo de duas vitórias, dois empates e uma derrota.