O Mundial de Clubes de 2025 promete ser uma competição inovadora, inclusive no que diz respeito às regras. A IFAB (International Football Association Board) aprovou uma série de normas, algumas já oficiais e outras em fase de regulamentação, que serão aplicadas no novo Mundial de Clubes, que ocorrerá de 13 de junho a 13 de julho de 2025 nos Estados Unidos.
Câmeras nos Árbitros
Entre as normas aprovadas pela IFAB, a que mais se destaca é a das ‘Ref Cameras’, que determina que os árbitros utilizarão câmeras durante as partidas. Isso significa que todas as decisões e conversas dos árbitros serão gravadas, com o objetivo de utilizar esse material posteriormente, se necessário. Essa tecnologia já foi testada em alguns jogos de competições como a Premier League e a Bundesliga.
Pierluigi Collina, renomado ex-árbitro e atual chefe de arbitragem da FIFA, explicou que o objetivo dessa nova regra é também educar futuros árbitros: “É uma excelente oportunidade para mostrar ao público imagens de um novo ângulo de visão”, declarou Collina, ressaltando que se trata de um teste. “Também tem um propósito educativo para os árbitros. A possibilidade de analisar o que o árbitro vê é crucial para avaliar a tomada de decisão e a sua perspectiva. É uma experiência inédita para as emissoras de televisão e também nos auxilia na formação de árbitros”.
Um exemplo da ‘Ref Camera’ em um jogo da Bundesliga:
Outras Regras: Tempo para Goleiros
Outra mudança importante nas regras diz respeito à demora dos goleiros em repor a bola em jogo. A nova norma estabelece que se um goleiro demorar mais de oito segundos para cobrar um tiro de meta, será concedido escanteio para a equipe adversária. O objetivo desta regra é evitar a perda de tempo e dar mais dinamismo ao jogo. Novas regras de jogo para o Mundial de Clubes de 2025 deverão ser oficializadas em breve.