O Leeds United tem sido forçado a uma rápida recuperação nos últimos tempos devido à saída de jogadores notáveis de Elland Road. No verão passado, após a dolorosa derrota na final do playoff do Championship, o clube, que acabou por ser promovido, teve de se despedir — com pesar — de Georginio Rutter e Crysencio Summerville, que se transferiram para equipas da Premier League.
Kalvin Phillips durante o seu tempo no Leeds.
No entanto, nem mesmo a segurança de estar na principal divisão impediu o Leeds de se desfazer de alguns dos seus ativos estrela. Kalvin Phillips deixou o seu clube de infância para o Manchester City no verão de 2022. Infelizmente, o médio, que outrora custou £40 milhões, tem lutado desde que deixou West Yorkshire, embora agora possam estar a surgir alguns sinais positivos no Etihad para o médio esquecido…
Kalvin Phillips após a sua saída do Leeds.
A Turbulenta Passagem de Phillips pelo City
Surpreendentemente, apesar de ter jogado pela última vez pelos comandados de Pep Guardiola em outubro de 2023, Phillips pode ter recebido uma nova oportunidade de redenção. De facto, foi revelado que o médio nascido em Leeds foi incluído no plantel do City para a Premier League para o resto da temporada 2025/26, presumivelmente por ter impressionado em momentos pontuais durante o seu empréstimo ao Ipswich Town na temporada passada.
Não foi uma experiência de empréstimo notável para o jogador de 29 anos, mas ele marcou um golo memorável em Portman Road durante as suas 22 aparições. Além disso, venceu uma média de 3.5 duelos nos seus 17 jogos na Premier League em Suffolk, de acordo com o Sofascore.
Embora a decisão surpreendente de Guardiola de incluir Phillips dê ao internacional inglês (com 31 jogos pela seleção) alguma esperança de que ele possa reescrever a sua narrativa no City, está longe de ser uma prova conclusiva de que ele será titular em muitos jogos do City daqui para a frente, tendo completado os 90 minutos na Premier League pelos seus atuais empregadores apenas duas vezes.
Kalvin Phillips durante um jogo da Premier League pelo Manchester City.
Phillips terá apenas de esperar que a sua provação em Manchester não se torne ainda mais sombria, com a preocupação agora de que este outro ex-jogador do Leeds esteja a experimentar uma queda semelhante à do jogador de 29 anos, uma vez que os seus minutos na equipa principal também continuam a ser mínimos na difícil divisão.
A Estrela Ex-Leeds em Perigo de Ser o Próximo Phillips
Felizmente, tanto Georginio Rutter quanto Crysencio Summerville se adaptaram às pressões da Premier League de forma muito mais estável do que Phillips. Rutter já acumula oito golos e cinco assistências para o seu novo clube, Brighton and Hove Albion, enquanto o seu colega holandês conseguiu superar dificuldades com lesões no West Ham United para registar duas assistências no início da nova temporada.
Archie Gray em campo.
Pelo contrário, o jovem Archie Gray, outro promissor produto da academia do Leeds, considerou a transição da EFL para a Premier League desafiadora. Ele mudou-se para o Tottenham Hotspur no verão passado, após uma ascensão meteórica aos holofotes da equipa principal dos Whites. Daniel Farke, que ainda está no comando em Elland Road, foi o primeiro treinador a tirar o melhor do adaptável jogador de 19 anos na equipa sénior. Gray foi inclusive classificado como um talento “muito inteligente” pelo ex-ídolo do Leeds, Marcelo Bielsa, quando tinha apenas 15 anos.
Mais elogios se seguiram após a sua temporada de destaque em 2023/24, onde fez um total de 52 aparições. Andy Hinchcliffe, da Sky Sports, elogiou o adolescente como “extraordinário” durante a sua época de revelação.
Ao perder a promoção naquela mesma temporada, os clubes da Premier League naturalmente alinharam-se pelos seus cobiçados serviços. Os £30 milhões pagos pelo Spurs para contratar Gray não pareceram um valor excessivo, especialmente considerando que o analista Ben Mattinson sugeria audaciosamente que o jogador de 19 anos poderia vir a ser um ativo de “futuro £100 milhões”.
Números de Gray na Premier League pelo Spurs
Números de Gray na Premier League pelo Spurs | |
---|---|
Estatística | Gray |
Jogos disputados | 29 |
Jogos como titular | 20 |
Golos marcados | 0 |
Assistências | 0 |
Estatísticas pela Premier League |
Atualmente, os elogios de Mattinson não foram corroborados pelas atuações de Gray no Norte de Londres. O novo treinador do Spurs, Thomas Frank, deu-lhe apenas uma titularidade na liga esta temporada, em comparação com 19 jogos como titular sob o comando de Ange Postecoglou. Ele nem sequer foi convocado como suplente para a grande vitória do Spurs por 3-0 sobre o West Ham United.
Parece agora que Gray trocou o Leeds pela Premier League um pouco prematuramente — especialmente porque a equipa de Farke está agora a competir ao lado do Spurs — com uma preocupação adicional de que o adolescente já esteja a ser engolido pelas pressões do ambiente da primeira divisão, de forma semelhante a Phillips.
Archie Gray pode estar a sentir a pressão da Premier League.
Gray espera conseguir corresponder aos seus anteriores grandes elogios no futuro, mas se os seus minutos continuarem a diminuir, ele poderá ser visto apenas como mais uma figura esquecida do passado do Leeds que teve dificuldades em se afirmar na elite.