Arsenal deve lamentar perder estrela da Premier League que adorava Henry
Após duas temporadas chegando perto, havia esperança de que este seria finalmente o ano do Arsenal. Infelizmente, isso não parece ser o caso. Com mais da metade da temporada disputada, o time de Mikel Arteta está seis pontos atrás do Liverpool na Premier League e eliminado da Copa da Liga e da Copa da Inglaterra.
Pior ainda, com Gabriel Martinelli, Bukayo Saka e Gabriel Jesus lesionados, o time parece muito limitado no ataque. É justamente uma situação que poderia ter sido amenizada por um ex-jogador da base que foi liberado de graça, mas agora vale uma fortuna.
Antes de falarmos sobre o jogador em questão, vamos lembrar de outros talentos da base que o Arsenal deixou ir cedo demais, começando talvez pelo mais doloroso: Harry Kane. O capitão da Inglaterra foi famosamente dispensado pelos Gunners quando criança, pois não acreditavam que ele tinha o necessário para vingar no futebol.
Outro ex-jogador da base do Arsenal que se destacou depois de sair é Serge Gnabry. O alemão se juntou à base do clube em 2011, mas após um empréstimo malsucedido ao West Bromwich Albion, foi vendido ao Werder Bremen em 2016. Lá, jogou bem o suficiente para atrair a atenção do Bayern de Munique, onde desde então marcou 90 gols e deu 56 assistências em 262 jogos.
O ex-jogador da base do Arsenal que hoje vale milhões
Eberechi Eze do Crystal Palace se estabeleceu como um dos jogadores mais empolgantes e perigosos da Premier League nos últimos anos. Versátil, pode atuar pela esquerda, como meia-atacante ou até como meia-esquerda. Anos antes de fazer seu nome em Selhurst Park, ele estava na base do Arsenal.
O internacional inglês, que revelou que Thierry Henry era seu jogador “número um” quando criança, entrou para a base dos Gunners ainda pequeno, mas foi dispensado com apenas 13 anos em 2011. Depois disso, passou por Fulham, Reading e Millwall, onde também foi dispensado.
Finalmente encontrou um lar permanente no Queens Park Rangers, na Championship. Quatro anos depois, finalmente conseguiu uma transferência para a Premier League quando o Palace concordou em pagar £20 milhões aos Hoops, incluindo bônus, após sua impressionante temporada 2019/20 em que marcou 14 gols e deu 8 assistências em 48 jogos.
Desde que se transferiu para os Eagles, Eze vem melhorando cada vez mais, acumulando 32 gols e 23 assistências em 149 jogos, o que dá uma média de participação em gol a cada 2,7 partidas.
Essa ascensão lhe rendeu 9 convocações para a seleção inglesa principal e fez sua avaliação disparar. O Football Transfers o avalia em até €67,5 milhões (cerca de £56 milhões). Para contextualizar, essa é uma avaliação maior que as de Gabriel Martinelli (£49 milhões) e Leandro Trossard (£25 milhões) pela mesma fonte.
No final das contas, é difícil culpar o Arsenal por dispensar Eze quando o fez, já que identificar talentos em uma idade tão jovem é notoriamente difícil. Mas não podemos deixar de imaginar o quão brilhante ele seria no time de Arteta.