Arteta deve agora colocar no banco o jogador do Arsenal que “simplesmente não é bom o suficiente”
O Arsenal garantiu sua vaga nas semifinais da Copa da Liga após uma vitória por 3-2 sobre o Crystal Palace, mas o desempenho de Jakub Kiwior deixou muito a desejar. O zagueiro polonês cometeu um erro crucial que resultou no gol de abertura do Palace e teve uma atuação classificada como 5/10 pela imprensa.
Kiwior não fez nenhuma interceptação, bloqueio ou desarme durante todo o jogo e perdeu a posse de bola três vezes. Sua performance abaixo do esperado levantou questionamentos sobre sua qualidade para o nível exigido pelo Arsenal.
Gabriel Magalhães, que retornou recentemente de lesão, seria uma opção muito superior para formar a dupla de zaga com William Saliba. O brasileiro lidera Kiwior em praticamente todas as métricas defensivas importantes nesta temporada:
- Desarmes: 11 vs 4
- Bloqueios: 26 vs 5
- Interceptações: 7 vs 1
- Duelos aéreos vencidos: 25 vs 5
Além disso, Gabriel tem melhor índice de passes completados (89,4% vs 84%) e mais passes progressivos por jogo (4,27 vs 2,22). Ele também já marcou 3 gols nesta temporada, mostrando-se uma ameaça ofensiva em bolas paradas.
Com o Arsenal brigando pelo título da Premier League, Mikel Arteta não pode se dar ao luxo de ter jogadores abaixo do nível ideal. O retorno de Gabriel à zaga titular contra o Crystal Palace no próximo jogo do campeonato parece ser a decisão mais acertada para manter as chances de título dos Gunners.