A disputa pelos diversos títulos de liga por toda a Europa está mais intensa do que nunca. À medida que as competições domésticas se aproximam da reta final, a maioria dos países do continente ainda não tem um campeão definido, e as equipas continuam a lutar pelas suas hipóteses até à última jornada. Apenas numa das cinco grandes ligas o vencedor já é conhecido, enquanto em outras competições europeias a incerteza e a luta para terminar com os braços erguidos no final da época continuam bem presentes. Veja como está a disputa pelo título nas principais ligas europeias a poucas jornadas do fim.
Ligue 1
A Ligue 1 é a única das cinco principais ligas do continente onde o campeão da temporada 2024/2025 já é conhecido. O Paris Saint-Germain sagrou-se campeão de França a 5 de abril, ao vencer o Angers por 1-0 no Parque dos Príncipes. A equipa parisiense garantiu o título com seis jornadas de antecedência, após uma campanha impecável ao longo das 28 jornadas necessárias para ser campeão. O PSG conquistou o título sem perder nenhum jogo no campeonato até aquele momento.
Serie A
A Primeira Divisão italiana parece ser uma corrida entre duas equipas: Inter de Milão ou Nápoles. Os nerazzurri, com 71 pontos, têm atualmente seis pontos de vantagem sobre os napolitanos. No entanto, o Nápoles ainda tem o seu jogo desta jornada por disputar contra o Empoli, no qual, em caso de vitória, reduzirão a diferença para apenas três pontos. O confronto direto entre as duas equipas está empatado (1-1 tanto na primeira como na segunda volta).
Bundesliga
Na Alemanha, o título também está entre duas equipas, embora haja um claro favorito. Bayern de Munique e Bayer Leverkusen, primeiro e segundo classificados com 69 e 63 pontos respetivamente, são os dois principais candidatos a erguer o troféu. Os bávaros partem em vantagem e, considerando o seu domínio nos últimos anos, seria uma surpresa se não recuperassem a coroa alemã nesta época. O Leverkusen de Xabi Alonso, responsável por interromper 11 anos de tirania muniquesa na temporada passada, não tem mostrado a mesma solidez de antes. Vão tentar aproveitar as suas hipóteses contra o “ogro” bávaro.
Premier League
O Liverpool (76 pontos) está a contar os dias para ser campeão em Inglaterra. A equipa `red` dominou esta edição da Premier League do início ao fim e, a seis jornadas do fim, tem 13 pontos de vantagem sobre o Arsenal, segundo classificado. A equipa de Arne Slot pode ser coroada esta mesma semana se vencer o Leicester City fora de casa e os gunners não somarem pontos contra o Ipswich.
LaLiga
Mais uma vez, uma luta a dois tingida cada vez mais de uma cor, o azulgrana. O título, salvo uma reviravolta inesperada, voará para a Cidade Condal. O FC Barcelona está em primeiro lugar na classificação com 70 pontos, quatro a mais que o seu perseguidor direto, o Real Madrid. Os blancos dependem de um tropeço do Barça e de vencer obrigatoriamente o decisivo `Clásico` que ainda falta jogar. Merengues e blaugranas enfrentar-se-ão a 11 de abril na jornada 35.
Primeira Liga
A liga portuguesa é a mais emocionante de todas as mencionadas. A luta pelo título está ao rubro entre Sporting de Portugal e Benfica. As duas equipas, rivais acérrimos da cidade de Lisboa, estão empatadas na coliderança com 69 pontos. A cinco jornadas do fim, existe uma igualdade total, que previsivelmente será quebrada na penúltima jornada, quando `Águias` e `Leões` se encontrarem na Luz. Tudo ou nada para as duas equipas.
Eredivisie
O percurso finaliza nos Países Baixos, onde o Ajax (73 pontos) se proclamará campeão se nada de estranho acontecer. Apenas cinco jornadas por disputar e uma ampla vantagem de 9 pontos sobre o PSV como margem. A equipa do italiano Fabio Farioli já está na contagem decrescente para o título. Um troféu que recuperariam três temporadas depois.