Na estreia de um novo documentário sobre o seu triunfo na Liga Europa, o Presidente da Lega Serie A, Ezio Simonelli, elogiou a Atalanta. ‘Eles são o exemplo de boa gestão e Gian Piero Gasperini o orgulho do futebol italiano’.
O clube de Bergamo passou a maior parte da sua existência a oscilar entre a Serie A e B, com as suas ambições raramente a irem além do conforto do meio da tabela.
No entanto, desde que Gasperini assumiu o comando no verão de 2016, qualificaram-se para a Liga dos Campeões, chegaram à final da Coppa Italia, desafiaram o Scudetto e no ano passado venceram o seu primeiro torneio da UEFA.
Um novo documentário, ‘Uma Vita da Dea’, sobre essa incrível conquista teve a sua estreia esta noite e o Presidente da Lega Serie A, Simonelli, esteve presente.
“A Atalanta é verdadeiramente um exemplo de boa gestão”, disse Simonelli.
“Passaram de ser um pequeno clube, numa cidade não particularmente populosa, para se tornarem um dos clubes de elite do futebol italiano e europeu. A vitória na Liga Europa da época passada apenas confirmou o seu estatuto como um modelo de sucesso.
“A família Percassi e a equipa diretiva conseguiram combinar uma abordagem económica impecável com resultados desportivos de topo. O seu sucesso prova que é possível equilibrar as contas e também atingir metas ambiciosas.”
Gasperini Entre as Chaves para o Sucesso da Atalanta

Muito disso deveu-se ao treinador Gasperini, cujo mandato de oito anos é praticamente inédito no mundo do Calcio.
“O seu valor foi reconhecido internamente com o Prémio Bearzot e o segundo lugar no Banco de Ouro recentemente, mas os resultados alcançados no cenário internacional fazem dele, sem dúvida, um dos melhores treinadores europeus e o orgulho do futebol italiano.”
Durante este período, a Atalanta também financiou a remodelação do seu estádio, tornando o Gewiss Stadium um dos estádios mais modernos e impressionantes de Itália.
“Pude visitar para o Atalanta-Inter recentemente e foi uma agradável surpresa o quão bonito e acolhedor é”, acrescentou Simonelli.
“Eu tinha visto durante a obra, mas vê-lo concluído é um estádio na vanguarda, com ótimos serviços e perfeita visibilidade do campo de todos os ângulos. Novamente, isso os torna um exemplo a ser seguido.
“A Lega Serie A adoraria em breve falar sobre outros estádios semelhantes ao projeto da Atalanta, e felizmente os políticos também estão a começar a mostrar mais vontade de facilitar esses planos.”
Mesmo antes do seu sucesso, a Atalanta era há muito uma das melhores academias de jovens em Itália, produzindo talentos repetidamente.
“Isso mostrou uma visão de longo prazo para a Atalanta, que sempre se concentrou nos jovens, então isso também deve ser motivação para outros clubes. Acho que podemos revitalizar o futebol italiano com mais investimento e crença nas academias, pois eu odiaria esperar mais 20 anos por um triunfo na Copa do Mundo.”