O confronto entre Real Madrid e Atlético de Madrid, na primeira mão das oitavas de final da Liga dos Campeões da UEFA, apresentou cenas lamentáveis: vários adeptos do clube rojiblanco aproveitaram o minuto de silêncio para insultar a torcida blanca. A UEFA tomou conhecimento e o Atlético enfrenta uma possível sanção.
Antes do jogo da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Atlético de Madrid, foi realizado um minuto de silêncio em memória de Javier Dorado, ex-jogador do clube blanco que faleceu recentemente. Durante o minuto de silêncio, vários adeptos do Atlético de Madrid aproveitaram para proferir insultos à torcida do Real Madrid. Este incidente foi registado pelo delegado da UEFA e, após o final da eliminatória – sanções não podem ser impostas durante a eliminatória -, será apresentado na sede da UEFA (em Nyon) para que seja tomada uma decisão. Esses atos podem resultar em uma forte sanção para o Atlético de Madrid.
Possíveis Sanções
Entre as sanções mais prováveis, o clube madrilenho pode enfrentar uma sanção financeira e outra que o impeça de comprar bilhetes como visitante para os próximos jogos. O Barça (10 mil euros e proibição de comprar bilhetes para o próximo jogo) e o Athletic Club (30 mil euros e proibição de comprar bilhetes para o próximo jogo) enfrentaram essas duas sanções por comportamentos inadequados em outros jogos da UEFA, sendo provável que o clube madrilenho receba uma punição semelhante. Apesar de o comportamento não ter sido inadequado por parte de todos os adeptos, a UEFA condena completamente este tipo de ações e, uma vez registado o incidente no relatório, tudo indica que o Atlético de Madrid será sancionado ao longo da próxima semana.
O Real Madrid Também Foi Advertido Recentemente
O Real Madrid, por sua vez, também recebeu um aviso da UEFA. Durante a eliminatória do ‘playoff’ desta mesma edição da Liga dos Campeões entre Real Madrid e Manchester City, parte da torcida blanca insultou Pep Guardiola, facto que a UEFA registou e condenou: o Bernabéu está sob aviso e parte do estádio será encerrada em caso de comportamentos inadequados nos próximos dois anos. O organismo europeu é inflexível e condena todos os tipos de atitudes. O Atlético de Madrid será o próximo.