Liga dos Campeões da UEFA, Oitava Rodada
O Brest encerrou sua fase na Liga dos Campeões com uma derrota em casa por 3-0 contra um Real Madrid eficaz. Jude Bellingham e dois gols de Rodrygo garantiram a vitória para os Merengues.
O Jogo
Com sua vaga na fase de play-off já garantida, o Brest tinha pouco em jogo contra o Real Madrid, um vencedor em série da Liga dos Campeões. Mas os Merengues de Carlo Ancelotti certamente não tinham intenção de terminar abaixo da equipe com a menor classificação da UEFA na UCL. Ao contrário da decepcionante derrota fora de casa por 2-0 para o Shakhtar na semana passada, o Brest pareceu mais motivado. O ponta Mathias Pereira Lage – que novamente teve que atuar como lateral-esquerdo – cobrou uma falta precisa no ângulo de Thibaut Courtois, mas o goleiro belga defendeu com firmeza.
Em seu retorno à França, Kylian Mbappé foi bem marcado. O capitão francês errou o alvo duas vezes nos primeiros vinte minutos. Os torcedores da casa saudaram cada passe bem-sucedido do Brest com “olé”, o que pode ter ferido o ego dos jogadores do Real Madrid. Um cruzamento de Lucas Vázquez encontrou Rodrygo, cujo cabeceamento foi brilhantemente espalmado por Marco Bizot. Alguns minutos depois, o jogador brasileiro encontraria as redes, ultrapassando Brendan Chardonnet e acertando um chute rasteiro e preciso de pé esquerdo, que bateu na trave esquerda de Bizot e entrou.
O Brest se recompôs e continuou a pressionar os Merengues graças à sua formação 4-3-1-2 compacta. Os bretões frequentemente forçaram os visitantes a cometer erros, com ambos os zagueiros – Aurélien Tchouaméni e Antonio Rüdiger – recebendo cartões amarelos. Mama Baldé também quase empatou, mas seu potente voleio passou por cima da trave de Courtois. No intervalo, o Real tinha a maior parte da posse de bola, mas o Brest teve mais tentativas de finalização.
No início do segundo tempo, o estádio Roudourou explodiu quando um chute de Ludovic Ajorque passou por Courtois após um desvio em Tchouaméni. Infelizmente para o Brest, o centroavante estava impedido. Novamente, essa jogada despertou o Real e os vencedores da UCL precisaram apenas de uma jogada de equipe bem trabalhada para dobrar a vantagem. Jude Bellingham disparou pela direita para criar um espaço na esquerda para Brahim Diaz e Lucas Vázquez, para que este último cruzasse para o jogador inglês marcar.
Foi um golpe duro para o Brest. Os bretões continuaram a pressionar a defesa do Madrid, mas a diferença de talento decisivo entre a equipe com a menor classificação da UEFA e os 15 vezes campeões era óbvia, como provou a defesa heróica de Courtois para negar Kenny Lala. Nos dez minutos finais, Rodrygo marcaria seu segundo gol da noite, aproveitando o rebote após Bizot defender inicialmente um chute de Mbappé. Como fizeram contra o Barcelona no início da temporada, o Brest sofreu três gols contra uma equipe experiente da La Liga que lidera a tabela.
O Brest lutou, mas é preciso mais para superar uma equipe como o Real Madrid na Liga dos Campeões, mas os Piratas de Eric Roy podem se orgulhar de seus esforços.
Avaliações dos Jogadores do Brest
Marco Bizot – 5
Kenny Lala – 5
Brendan Chardonnet – 4
Soumaïla Coulibaly – 4
Mathias Pereira Lage – 5
Mahdi Camara – 6
Edimilson Fernandes – 5
Hugo Magnetti – 4
Kamory Doumbia – 5
Ludovic Ajorque – 6
O centroavante poderia ter sido o herói se seu gol de empate tivesse sido validado, infelizmente, ele estava ligeiramente impedido. Ainda assim, ele foi uma ameaça para a defesa do Real Madrid.
Mama Baldé – 4
O ex-atacante do Lyon se esforçou na pressão, mas faltou clareza no terço final, desperdiçando muitas oportunidades.
Avaliações dos Jogadores do Real Madrid
Rodrygo – 8
O internacional brasileiro foi de outra categoria. Ele assumiu o protagonismo na ausência do suspenso Vinicius Jr. Ele atormentou a defesa do Brest e marcou dois gols impecáveis.
Jude Bellingham – 7
Outra atuação de meio-campo discretamente brilhante do internacional inglês. Ele arquitetou e marcou o segundo gol crucial do Real Madrid.
Kylian Mbappé – 5