Antonio Conte continua exigindo mais do Napoli após a vitória por 2-1 sobre a Fiorentina. Он считает, что они ‘deveriam marcar mais gols’, mas insiste que ‘toda a temporada será jogada em 10 jogos’.
Os Partenopei estavam sem uma vitória em casa há seis semanas e sabiam que a vitória da Inter sobre o Monza na noite passada significava que nada menos seria suficiente para manter a disputa pelo Scudetto em aberto.
Foi uma batalha difícil, mas Romelu Lukaku no rebote de uma defesa de Scott McTominay e Giacomo Raspadori na assistência do belga foram suficientes, apesar de Albert Gudmundsson ter estabelecido um final tenso.
“Vi uma equipe que certamente mereceu os três pontos”, disse Conte à DAZN.
“Acho que poderíamos ter aproveitado mais todas essas chances e ter ficado menos ansiosos no final, porque perdemos muitos pontos sofrendo gols tardios recentemente.
“Manter o jogo equilibrado em 2-1 cria ansiedade. Dito isso, tivemos a abordagem certa, criamos muitas oportunidades, mas precisamos ser mais eficazes na frente do gol para que isso conte.”
Conte tem criticado vocalmente seus atacantes durante a coletiva de imprensa desta semana, então ele estava tentando motivá-los?
“Todos nós temos nossa história e currículo. Eu falo a verdade quando falo. Nós deveríamos ter marcado muito mais gols hoje, considerando tudo o que criamos, então devemos tentar melhorar”, respondeu o técnico vencedor do Scudetto.
“Você constrói times que querem vencer e eles são construídos sobre certos princípios fundamentais. Visto que eu sei algo sobre construir times vencedores, às vezes eu me pronuncio quando perguntado.
“As performances de Romelu certamente estão melhorando, pois a contra a Inter e hoje foram as melhores desde que ele chegou ao Napoli. Ele é um jogador que precisa sentir confiança, mas se ele for dominante em campo, então temos uma chance melhor de vencer como equipe. Ele pode controlar a bola e passá-la para seus companheiros.”
Conte aumenta a pressão sobre o Napoli

O resultado mantém o Napoli a um ponto dos líderes Inter, embora Conte, como sempre, esteja ansioso para minimizar suas chances de conquistar o título da Série A.
“Faltam 10 finais, devemos dar tudo de nós e devo fazer algumas escolhas que são difíceis. Ninguém deve pensar que tem direito a uma posição inicial. Jogaremos com quem estiver na melhor forma, aqueles que estão se recuperando de lesão precisam provar que estão em forma.
“O que direi é que mesmo em uma situação de grande emergência, ainda estamos lá em cima. Isso é um fato. Vamos tentar continuar causando problemas.”
No ano de seu primeiro triunfo no Scudetto na Juventus, ele declarou que o então líder Milan tinha que “cuspir sangue” para vencer o título. Ele vê uma situação semelhante se desenrolando com Napoli e Inter em 2025?
“Havia menos jogos restantes então, e eu podia ver um Milan estelar com Ibrahimovic, Nesta e Thiago Silva, mas eles estavam vacilando”, respondeu Conte.
“Hoje, estamos enfrentando uma Inter que tem tudo o que é preciso para vencer e foi construída ao longo dos anos para vencer.
“Está bastante lotado lá em cima, alguém vai ganhar o Scudetto, outros vão se classificar para a Liga dos Campeões, Liga Europa ou Liga Conferência. Toda a temporada será jogada em 10 jogos e temos a ambição de sonhar grande, embora sabendo que devemos dar 200 por cento.
“Os torcedores merecem, porque a paixão em Nápoles é algo que senti desde o meu primeiro dia aqui, quando ainda não tínhamos construído o time e estávamos saindo do 10º lugar, então o Scudetto parecia uma visão utópica.
“Eles ficaram conosco e acreditaram, agora estamos tentando retribuir a eles por essa crença, dando-lhes alegria. Comemoramos juntos hoje, depois de amanhã começamos a nos preparar para outro jogo difícil contra o Venezia”, concluiu Conte.