O FC Barcelona enfrentou um sofrimento considerável em Dortmund, num jogo da Liga dos Campeões. O que começou difícil acabou por ser positivo, pois a equipa conseguiu manter a vantagem do jogo da primeira mão e garantir a passagem às meias-finais da competição. Foi um encontro em que a equipa alemã demonstrou clara superioridade durante os 90 minutos, criando dificuldades ao Barça em vários momentos. O resultado final foi de 3-1 para os anfitriões, insuficiente para anular a vantagem de 4-0 construída em Montjuïc no jogo de ida. No entanto, esta partida deve servir como uma lição importante para a equipa de Hansi Flick. O desempenho dos blaugranas na noite passada foi, sem dúvida, o pior na época até agora e representa um sério aviso para os desafios futuros. A imagem deixada pelo Barcelona foi fraca.
Regresso às Semifinais da Champions Após Seis Anos
A equipa catalã não atingia esta fase da Liga dos Campeões desde a temporada 2018/2019, na histórica eliminatória contra o Liverpool, marcada pela reviravolta dos `reds` em Anfield. Desde essa altura, os azulgranas foram eliminados duas vezes na fase de grupos (2021/2022 e 2022/2023), uma vez nos oitavos de final (2020/2021) e duas vezes nos quartos de final (2019/2020 e 2023/2024).
Com esta classificação, o FC Barcelona alcança as meias-finais da Liga dos Campeões pela 17ª vez na sua história. Em 16 participações anteriores nesta fase, o clube registou sete qualificações para a final e nove eliminações.
A Primeira Derrota de 2025
Este resultado representa o primeiro desaire do Barcelona no ano de 2025. Os azulgranas vinham de uma série de 24 jogos sem perder em todas as competições, mas essa sequência foi quebrada em Dortmund. Logo aos 11 minutos, Guirassy marcou de penálti, colocando os alemães na frente. O 1-0 manteve-se até ao intervalo, mas o Borussia voltou a marcar no início da segunda parte, novamente por Guirassy, desta vez após um canto. Um autogolo de Bensebaini reduziu para 2-1, antes de Guirassy completar o seu hat-trick, fixando o resultado em 3-1 nos minutos finais. Embora a derrota não tenha resultado na eliminação, quebrou a invencibilidade da equipa que durava desde 21 de dezembro, após um jogo contra o Atlético de Madrid em Montjuïc. Essa série incluía jogos na La Liga, Champions League, Copa del Rey e Supercopa de España.
Adicionalmente, outra sequência positiva chegou ao fim: a do guarda-redes Szczesny, que sofreu a sua primeira derrota com a camisola do Barcelona. Ele estava invicto há 22 jogos pelo clube catalão.