Sáb. Abr 19th, 2025

Barcelona Volta a Ficar Sem ‘Fair Play’ Financeiro

O Barcelona volta a ficar sem margem de ‘Fair Play’ financeiro e volta a ficar fora da regra 1:1, o que implica que o clube catalão terá dificuldades no próximo mercado de transferências caso não resolva a sua situação financeira.

`Imagem`

Após a LaLiga ter emitido um comunicado oficial anunciando que as inscrições de Dani Olmo e Pau Víctor não têm validade e que o clube atingiu a regra 1:1 com dinheiro que nunca chegou, a entidade tomou medidas contra o Barça. A organização liderada por Javier Tebas deu um murro na mesa e reduziu a margem salarial do Barça, o que complica as coisas a nível financeiro para a equipa catalã.

O que implica a redução da massa salarial?

O facto de a LaLiga ter modificado a margem salarial do Barça tem consequências diretas para o clube. No passado mês de janeiro, o clube catalão atingiu a regra 1:1 – norma que te permite gastar o que ganhas – graças a uma operação arriscada. No entanto, a LaLiga descobriu (graças em parte a informações de ‘El Confidencial’) que o dinheiro desta operação nunca chegou e que o Barça ‘mentiu’ na auditoria do passado mês de janeiro, pelo que entrou na regra 1:1 sem ter capacidade. A entidade, ao saber isto, reduziu diretamente a massa salarial do clube blaugrana, que volta a estar fora desta regra. Esta redução implica que o Barça não tenha margem para inscrever jogadores e que não possa realizar contratações e renovações com normalidade; é importante destacar que Lamine Yamal termina contrato em 2026 e o Barça tinha prevista a renovação para este verão. Esse movimento implica um esforço económico que deverá ser muito maior caso não recupere o ‘fair play’.

O Barça deverá regressar a esta norma antes do início do próximo mercado (30 de junho) porque senão não será possível realizar nenhum planeamento em matéria de contratações, inscrições e renovações. É importante destacar que tanto Dani Olmo como Pau Víctor não estão inscritos (apenas dispõem de uma providência cautelar), pelo que aconteça o que acontecer o clube terá de os inscrever durante o próximo mercado; atualmente, segundo notificava a LaLiga no seu comunicado, o clube não pode arcar com estas inscrições.

`Imagem`

As esperanças do Barça passam pela obra do novo Camp Nou. O dinheiro da venda dos camarotes não teria chegado, segundo informa ‘MARCA’, porque estes ainda não estão finalizados. Portanto, até que a obra não termine o Barça não receberá a quantia económica que lhe permita recuperar a normalidade económica. Os contínuos atrasos da obra do feudo catalão representaram um revés económico para um Barça que contava voltar esta temporada a Les Corts. Agora, segundo o jornal madrileno, do trabalho depende o próximo mercado de transferências do clube. Veremos como se resolve a situação do ‘Fair Play’ de um Barça que volta a meter-se numa confusão.

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post