A direção desportiva do Bayern de Munique está a ter um início de 2025 de grande sucesso, garantindo a continuidade de jogadores chave. Vários atletas importantes corriam o risco de deixar o clube, mas as renovações já começaram a ser concretizadas.
Sete jogadores do Bayern terminavam contrato em junho próximo: Alphonso Davies, Eric Dier, Sven Ulreich, Joshua Kimmich, Leroy Sané, Thomas Müller e Manuel Neuer. A esta lista juntava-se Jamal Musiala, cujo contrato terminava em 2026, tornando-o um alvo apetecível no mercado de transferências. Em meados de março, o clube bávaro já renovou com quatro dos seus jogadores mais importantes: Alphonso Davies, Joshua Kimmich, Neuer e Jamal Musiala.
O primeiro a renovar foi o capitão, Manuel Neuer, que prolongou o seu contrato até 2026. Seguiu-se Alphonso Davies que, apesar dos rumores que o ligavam ao Real Madrid, renovou surpreendentemente até 2030. Depois foi Jamal Musiala quem estendeu o seu vínculo com o clube alemão até 2030, tornando-se o jogador de referência do clube. O último a juntar-se a esta lista de renovações é Joshua Kimmich, que, aos 30 anos, estendeu o seu contrato até 2029.
Incógnita sobre Müller
À semelhança de Neuer, Müller é um jogador experiente e um ícone do Bayern e da seleção alemã. Apesar da sua situação contratual, espera-se que renove por mais uma temporada, que poderá ser a sua última. Segundo a ‘SkySports’, Thomas Müller tem uma oferta de renovação do clube e a decisão está nas suas mãos; as últimas informações apontam para uma possível oferta da MLS que o poderá estar a tentar. Eric Dier, por seu lado, perdeu importância na equipa com a chegada de Kompany. O inglês foi um pedido específico de Thomas Tuchel, mas, com a mudança no comando técnico, não parece que vá renovar com o clube. Sven Ulreich, também não deverá continuar no Bayern, uma vez que o clube apostou em Jonas Urbig, que chegou ao clube no último mercado de inverno; além disso, Daniel Peretz também tem contrato com o clube.
Dúvidas sobre Sané
Finalmente, resta Leroy Sané. Apesar da incerteza sobre o seu futuro, o seu papel na equipa é muito diferente do resto dos seus companheiros. Davies, Neuer (quando recuperar da lesão), Müller (tem muito protagonismo) e Kimmich, são titulares praticamente indiscutíveis. Sané, por seu lado, tem vindo a perder importância no plantel e não é imprescindível. Além disso, o seu salário elevado levanta dúvidas na direção sobre a renovação, embora, segundo Christoph Freund, a intenção atual do Bayern seja renovar com o avançado.
Veremos como evolui a operação renovação num Bayern de Munique que já garantiu a continuidade de praticamente metade dos seus jogadores em risco de saída. A operação renovação, à exceção de Sané, parece quase concluída.