Ter. Set 23rd, 2025

Bendito Mantata: A Estrela de 17 Anos do Man Utd e o “Lateral-Ala Ideal para Amorim”

O Manchester United é historicamente conhecido pela excelência de sua base, que consistentemente revela jovens talentos. Nomes como Marcus Rashford, Scott McTominay e Kobbie Mainoo são provas recentes dessa capacidade, com muitos outros ex-alunos de Carrington agora prosperando em clubes por toda a Europa. No entanto, nos últimos anos, o clube tem enfrentado dificuldades para integrar o sucesso de sua academia com uma estratégia de transferências eficiente. Neste verão, a INEOS e Ruben Amorim empenharam-se em mudar essa narrativa.

A Janela de Transferências de Verão do Manchester United

A janela de transferências de verão era crucial para o Manchester United, e embora o resultado final ainda esteja por ser completamente avaliado, há muitos indícios positivos. Em particular, as chegadas de Matheus Cunha e Bryan Mbeumo parecem ter injetado nova energia nas alas ofensivas do Theatre of Dreams. A INEOS priorizou a contratação de jogadores com experiência e bom desempenho comprovados na Premier League, ambos com destaque na última temporada.

Marcus Rashford com o logotipo do Man Utd
Prem 24/25 – Matheus Cunha & Bryan Mbeumo
Estatísticas (* por jogo) Cunha Mbeumo
Partidas (titular) 33 (29) 38 (38)
Gols 15 20
Assistências 6 7
Chutes (no alvo)* 3.3 (1.3) 2.2 (1.1)
Grandes chances perdidas 2 9
Precisão de passe 79% 74%
Grandes chances criadas 13 17
Passes chave* 1.8 1.8
Dribles* 1.8 1.4
Recuperações de bola* 3.8 4.1
Desarmes + interceptações* 1.7 1.7
Duelos ganhos* 5.5 4.7
Dados via Sofascore

O início de Cunha em Manchester foi prejudicado por uma lesão, mas ele é reconhecido como um dos atacantes mais talentosos e certamente desempenhará um papel crucial na busca do clube pelo sucesso nesta temporada e nas próximas. Bryan Mbeumo, de 26 anos, por sua vez, teve um começo muito promissor em sua jornada nos Red Devils, marcando dois gols em seis partidas e exibindo uma energia e eficácia que muitas vezes estiveram ausentes nos últimos anos.

Bryan Mbeumo com a camisa do Manchester United

O United precisa continuar aprimorando sua estratégia no mercado de transferências, unindo o sucesso intrínseco de sua base com contratações bem-direcionadas. Uma área que parece particularmente promissora e que não exigirá grandes investimentos é a ala direita. Mbeumo já ocupa essa posição, com Amad Diallo também na disputa. Além disso, Bendito Mantata está pronto para brilhar.

Conheça Bendito Mantata

Apesar de ter apenas 17 anos, Mantata já está em ascensão nas categorias de base de Old Trafford. Embora ainda não tenha feito sua estreia no time principal, o jovem jogou 34 partidas pelos diversos níveis de desenvolvimento do clube, contribuindo com 17 gols e sete assistências.

Assim como Mbeumo, Mantata possui um faro natural para o gol, com uma média de uma participação em gol a cada 94 minutos na última temporada. O internacional inglês sub-18 é também conhecido por seu talento, velocidade, criatividade e versatilidade. O estatístico Statman Dave destacou que ele possui as qualidades para se tornar o “lateral-ala ideal para Ruben Amorim”.

Atacante do Manchester United Bryan Mbeumo

Com aptidão tanto como uma opção avançada pela ala quanto na posição de lateral-ala, é fácil compreender o interesse de Amorim. Mantata foi relacionado como substituto não utilizado em duas partidas do Manchester United na Liga Europa contra o Athletic Bilbao na temporada passada.

Em março, Mantata assinou seu primeiro contrato profissional com o Manchester United, com validade até 2029. O jornalista de transferências Fabrizio Romano observou que Amorim “realmente confia no jogador”, que demonstra um potencial clínico e uma notável capacidade de se conectar com seus companheiros de equipe.

Embora ainda não tenha feito sua estreia no time principal, tendo participado de duas listas de relacionados no ano passado, é provável que Mantata receba oportunidades à medida que a temporada avança, especialmente em competições como a FA Cup. A posição titular de Mbeumo não está diretamente ameaçada, mas Mantata pode se desenvolver como um substituto promissor, um prospecto que um dia poderia assumir o lugar do camaronês como a principal opção do clube.

By Rui Queirós

No coração do Porto, vive e trabalha Rui Queirós, um dos analistas desportivos mais perspicazes de Portugal. A sua profunda compreensão do futebol, futsal e râguebi permite-lhe criar conteúdos únicos sobre os aspectos táticos do jogo. Diariamente, analisa as últimas notícias do desporto mundial, com especial atenção às equipas portuguesas em competições internacionais. Rui desenvolveu a sua própria metodologia para avaliar a probabilidade dos resultados desportivos, ajudando os leitores a fazerem apostas mais informadas. A sua coluna semanal de previsões desportivas tem uma das maiores taxas de precisão do país.

Related Post