Leonardo Bonucci antecipa um ‘bom jogo entre duas equipas que jogam bom futebol’ quando a Itália enfrentar a Alemanha nas quartas de final da Liga das Nações em março, e revelou o que mudaria se pudesse voltar ao EURO 2016, quando falhou um penálti na disputa de grandes penalidades contra a Die Mannschaft.
Bonucci marcou de penálti no tempo regulamentar contra a Alemanha nas quartas de final do EURO 2016, que terminou empatado em 1-1 após prolongamento e foi para a disputa de penáltis, onde o ex-zagueiro da Juventus foi um dos quatro jogadores da Itália a falhar, juntamente com Simone Zaza, Graziano Pelle e Matteo Darmian.
O penálti no tempo regulamentar foi o primeiro penálti em jogo que Bonucci cobrou na sua carreira, e embora tivesse experiência anterior em disputas de penáltis, não conseguiu converter contra Manuel Neuer na segunda vez.

Bonucci sobre Itália-Alemanha e Penáltis de 2016
Bonucci diz que se tivesse uma chance de voltar atrás, mudaria a sua corrida na disputa de penáltis para minimizar as hipóteses de Neuer.
“Foi o primeiro penálti da minha carreira que cobrei dentro dos 90 minutos. Acho que assumir essa responsabilidade ajudou-me a dar o salto e a consolidar-me no cenário global”, disse Bonucci numa entrevista ao site da FIGC. “Foi uma pequena vitória pessoal, mesmo que a desilusão da derrota tenha sido maior.
“Decidi mudar o ângulo em comparação com o penálti que cobrei durante o jogo. Mas o erro foi hesitar na corrida. Se pudesse voltar atrás, iria sempre com força total sem parar, para tentar minimizar o tempo de (reação) de Neuer.”

Bonucci continuou a explicar que a equipa de 2016 não era a melhor a nível técnico, mas a liderança de Antonio Conte ajudou-os a superar os seus limites habituais.
“A nível técnico e em termos de qualidade, não éramos as seleções nacionais mais fortes, mas graças ao treinador, Conte, e à sua equipa, nasceu um grande grupo. Éramos uma família. Havia um desejo comum de fazer algo histórico, e chegámos perto. Forçámos a Alemanha a mudar de formação para nos enfrentar, e isso também foi uma pequena vitória.”
Bonucci, que atualmente é treinador adjunto da seleção sub-20 da Itália, também deu a sua opinião sobre o próximo confronto da Itália contra a Alemanha na Liga das Nações.
“Ver San Siro cheio acende um fogo. Estou convencido de que haverá muitos adeptos e que verão um bom jogo entre duas equipas que jogam bom futebol. Haverá muitas oportunidades, os adeptos vão divertir-se.”