Antes de uma grave lesão no ligamento cruzado anterior (LCA) no início da temporada passada, Caio Henrique, de 27 anos, era considerado um dos jogadores mais valiosos do AS Monaco. O lateral-esquerdo brasileiro, próximo de entrar na seleção nacional, era crucial para o jogo ofensivo do Monaco, contribuindo com quatro assistências nos seis jogos iniciais da Ligue 1.
Sua lesão no LCA o afastou por grande parte da temporada. Ele retornou apenas nas três últimas partidas, mas com uma pré-temporada completa, havia esperanças de que ele recuperasse seu alto nível anterior.
Henrique ‘insatisfeito’ com a situação
No entanto, essa recuperação não se concretizou. Henrique tem lutado para recuperar a forma, mostrando menos impacto ofensivo (apenas uma assistência em 21 jogos nesta temporada) e ainda parecendo vulnerável defensivamente, apesar de sua formação como meio-campista ofensivo.
O técnico do Monaco, Adi Hütter, em resposta a uma pergunta, descartou o condicionamento físico como motivo para o desempenho de Henrique. Hütter afirmou: “Fisicamente, ele está entre os nossos melhores. Ele é muito rápido. Já faz mais de um ano desde a lesão dele.”
Hütter expressou francamente sua decepção com o nível atual do brasileiro. “Não podemos aceitar baixo desempenho de jogadores de alta qualidade. Acredito que ele também está infeliz e insatisfeito com a situação, e compartilhamos desse sentimento. Nossa responsabilidade é ajudar todos os jogadores a voltarem à sua melhor forma”, comentou.
Mawissa ganha vantagem
Henrique agora enfrenta uma batalha para reconquistar sua posição titular. Ele foi deixado de fora do elenco do Monaco para o jogo contra o Stade Rennais, mesmo após participar do treino. Essa ausência, não por lesão, indica uma queda em sua posição dentro da equipe.
“A competição por posições é constante”, explicou Hütter. Parece que Henrique pode ter caído para a terceira opção para a lateral-esquerda. Christian Mawissa, contratado no verão como zagueiro central, impressionou na lateral-esquerda, tendo um bom desempenho novamente na recente vitória contra o Aston Villa. Kassoum Ouattara também tem visto um aumento no tempo de jogo nesta temporada.
Caio Henrique agora deve redescobrir sua melhor forma para recuperar seu papel nos planos do AS Monaco.