Carroll, Anderson, Wijnaldum: As 10 vendas mais caras do Newcastle – lista
O Newcastle United e seus novos donos podem ter gastado muito em contratações recentemente, mas o clube também vendeu diversas estrelas ao longo de sua história, negociando com clubes de todo o mundo.
Mas quem foi a venda mais cara da história dos Magpies? Veja a lista das 10 saídas mais caras do Newcastle:
10. Chris Wood
£15 milhões para o Nottingham Forest, 2023
Chris Wood chegou do Burnley em 2022, quando os dois clubes lutavam contra o rebaixamento. O atacante neozelandês ajudou a manter o Newcastle na Premier League, mas foi negociado 12 meses depois com o Nottingham Forest por £15 milhões. A transferência deu certo para Wood, que se tornou o maior artilheiro do Forest na Premier League.
9. Yohan Cabaye
£20 milhões para o PSG, 2014
O meio-campista Yohan Cabaye passou dois anos e meio em St James’ Park após chegar do Lille em 2011. O francês usou a camisa 4 e foi titular absoluto, marcando 18 gols antes de ser vendido ao Paris Saint-Germain por £20 milhões em janeiro de 2014.
8. Aleksandar Mitrovic
£22 milhões para o Fulham, 2018
Newcastle deu a Aleksandar Mitrovic sua primeira chance no futebol inglês em 2015, contratando-o do Anderlecht. O sérvio não conseguiu evitar o rebaixamento do clube em sua primeira temporada, mas fez parte do elenco campeão da Championship em 2016/17. Em 2018, Mitrovic foi emprestado ao Fulham antes de ser vendido em definitivo por £22 milhões, conquistando três acessos à Premier League com os Cottagers.
7. Allan Saint-Maximin
£23 milhões para o Al-Ahli, 2023
O habilidoso ponta Allan Saint-Maximin era um dos favoritos dos torcedores durante seus quatro anos em St James’ Park, empolgando o público com sua capacidade no um contra um. O Newcastle ainda lucrou com o francês ao vendê-lo para o Al-Ahli da Arábia Saudita por £23 milhões em 2023, uma transferência que ajudou a equilibrar as contas do clube.
6. Georginio Wijnaldum
£25 milhões para o Liverpool, 2016
O meio-campista Georginio Wijnaldum passou apenas uma temporada no Newcastle em 2015/16 após chegar do PSV. As atuações do holandês foram suficientes para chamar a atenção do Liverpool de Jürgen Klopp. Wijnaldum foi vendido por £25 milhões após o rebaixamento do Newcastle e conquistou a Premier League e a Champions League pelos Reds usando a camisa 5.