O Espanyol conta nesta temporada com um total de seis jogadores emprestados a outros clubes, buscando ganhar minutos e experiência. Três deles atuam na Liga Hypermotion: Rubén Sánchez, Javi Hernández e Gastón Valles. Os outros três estão na Primera RFEF: Ian Forns, Kenneth Soler e Roger Martínez. No entanto, nem todos têm encontrado a mesma sorte, seja em relação aos resultados de suas equipes ou, principalmente, quanto à sua participação individual.
Vamos analisar como foi o fim de semana de 10 e 11 de maio para estes jogadores emprestados pelo Espanyol.
Rubén Sánchez e Javi Hernández se afastam da zona de playoff
Rubén Sánchez e Javi Hernández viram suas equipes sofrerem derrotas neste fim de semana, o que compromete seriamente suas opções de alcançar os playoffs de acesso à LaLiga. Rubén Sánchez participou durante 77 minutos na partida de sua equipe (CD Mirandés), cujo resultado o afasta da sexta posição na tabela.
Por sua vez, Javi Hernández foi titular pela primeira vez com o SD Huesca após retornar de sua longa lesão. Apesar de sua presença, o Huesca não conseguiu evitar a derrota por 3-2 para o Albacete no estádio Carlos Belmonte. Com este resultado, a equipe de Huesca fica a mais de um jogo de distância do sexto lugar, que dá acesso aos playoffs e é atualmente ocupado pelo UD Almería.
Ian Forns e Kenneth perdem chance de acesso direto; Roger Martínez é titular com novo técnico
Quanto aos jogadores emprestados na Primera RFEF, o Real Murcia, equipe de Ian Forns e Kenneth Soler, perdeu suas chances de garantir o acesso direto à LaLiga Hypermotion após um empate em 0-0 contra o Antequera. A equipe de Múrcia agora terá que disputar os playoffs para buscar a vaga de acesso, que foi assegurada diretamente pelo AD Ceuta.
Ian Forns continua lesionado e não pôde participar da partida, enquanto Kenneth Soler entrou em campo nos últimos quinze minutos do confronto.
Por outro lado, Roger Martínez foi titular pelo CD Lugo na estreia do novo técnico da equipe, Álex Ortiz, e permaneceu em campo durante os 90 minutos. O Lugo conseguiu um empate heroico (2-2) contra o Nàstic de Tarragona no último instante da partida, mas o resultado os coloca novamente na zona de rebaixamento. A luta pela permanência na categoria será decidida nas duas rodadas finais do campeonato.