Sáb. Abr 19th, 2025

Ceferin sobre a Superliga: “Querem dividir e destruir”

Aleksander Ceferin, presidente da UEFA, criticou novamente a Superliga. O esloveno, durante o Congresso da UEFA em Belgrado, destacou a nova Liga dos Campeões, os bons níveis de audiência e atacou, de forma (in)direta, a Superliga.

No Congresso da UEFA em Belgrado, Ceferin, na sua posição de presidente, abordou o bom momento do futebol europeu, tanto a nível de clubes como de seleções, e criticou a Superliga sem a mencionar diretamente: “Eles querem dividir e destruir, nós queremos unir e construir. Dizem que só os melhores devem jogar contra os melhores, mas vimos vencedores que provam o contrário: Atalanta e Olympiacos foram campeões, San Marino ganhou jogos, Geórgia e a minha Eslovénia venceram jogos no Campeonato da Europa…”.

O esloveno quis transmitir uma mensagem de unidade ao mundo do futebol: “É mais do que um desporto (referindo-se ao futebol). Une sonhos e devemos garantir o seu futuro. O futebol é mais do que o passado. É o futuro que construímos, como demonstrado no Eurocopa 2024. Foi um festival de unidade, com adeptos de todo o lado reunidos para competir e celebrar. A política constrói muros, mas o futebol cria pontes”. O discurso terminou com uma crítica à Superliga: “Há quem nos queira dividir, com interesses particulares. Nós queremos unir, eles não”.

Ceferin também aproveitou para elogiar a nova Liga dos Campeões, atacando novamente a Superliga: “O nosso novo formato gerou mais interesse. Alguns disseram que perderia atratividade, mas aconteceu o contrário. Não sei se alguns acreditam em ficção ou em dados, em contos de fadas, mas continuam a dizer que o futebol está em crise”. Referindo-se ao Eurocopa e à necessidade de mudança proposta pela Superliga, Ceferin afirmou claramente que não há crise no futebol europeu: “Audiências em crise? Não. Vimos audiências sem precedentes. O Eurocopa teve 5 mil milhões de espetadores. Tivemos 230 milhões de adeptos nos nossos torneios nos estádios. Como podem dizer que o futebol está doente ou em crise? São os cínicos e oportunistas que estão em crise”.

Para concluir, Ceferin agradeceu à ECA (Associação de Clubes Europeus) e ao seu presidente, Nasser Al Khelaïfi, pelo apoio à UEFA: “Obrigado pelo apoio constante. Na UEFA, não ameaçamos nem intimidamos. Não vamos ceder a ninguém. Na UEFA, os confrontos acontecem apenas em campo”.

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post