Chelsea acertou em cheio ao vender estrela que era “um dos melhores do mundo”
Desde que Todd Boehly e a Clearlake Capital assumiram o Chelsea, muito se tem falado sobre os gastos do clube. No entanto, eles também venderam muitos jogadores, gerando uma receita astronômica com transferências. De fato, duas de suas janelas de verão desde que os novos donos assumiram estão entre as dez maiores em termos de renda com vendas de jogadores para clubes ingleses.
Segundo o Transfermarkt, o Chelsea arrecadou €271,30 milhões (£224,1 milhões) com vendas de jogadores na janela de verão de 2023/24. Vários nomes importantes deixaram o clube para que os Blues pudessem iniciar sua reconstrução, substituindo-os por jovens talentos de todo o mundo.
A janela de verão 2023/24 do Chelsea
Os Blues gastaram cerca de £383 milhões na janela de verão de 2023/24, trazendo 12 novos jogadores para o clube, incluindo Moises Caicedo, Roméo Lavia, Cole Palmer e Nicolas Jackson. Obviamente, gastar essa quantia em uma única janela de transferências atraiu muita atenção, especialmente os £115 milhões pagos por Caicedo, vindo do Brighton.
No entanto, eles foram capazes de gastar tanto devido às taxas recuperadas com as vendas de jogadores. 14 jogadores saíram em definitivo e quatro deixaram o clube por empréstimo (com pequenas taxas envolvidas).
Comparação entre Kai Havertz e Nicolas Jackson
Desde que Jackson chegou na janela de transferências do verão de 2023/24, ele fez 60 partidas pelos Blues, marcando 26 gols, dando 9 assistências e totalizando 4.755 minutos jogados. Enzo Maresca deixou claro que o atacante é uma peça-chave para sua equipe, tanto pelo trabalho com quanto sem a bola.
Nesta temporada, o atacante de 23 anos fez 16 partidas, marcando 9 gols (todos na Premier League) e dando 3 assistências. Em comparação, Havertz fez 23 partidas até agora nesta temporada, marcando 10 vezes (5 na Premier League) e dando 2 assistências.
Jackson supera Havertz em sete dos 11 quesitos analisados, criando mais para sua equipe em termos de assistências e ações de finalização, tendo uma melhor taxa de conversão e volume de chutes, além de marcar com mais frequência.
A única área em que Havertz se destaca é no jogo aéreo, vencendo 3,10 duelos aéreos por jogo, usando seus 1,93m de altura para dominar os defensores e permitir que o Arsenal jogue de forma mais direta. Isso é algo que o Chelsea está tentando resolver, contratando outro perfil de atacante ao lado de Jackson, a fim de ter um conjunto amplo de habilidades em seu elenco.
O Chelsea acertou em cheio ao vender Havertz no momento certo, recuperando o dinheiro que pagou por ele em 2020 e reinvestindo em um novo atacante que tem evoluído cada vez mais desde que chegou.