Cristian Chivu, técnico do Inter de Milão, comentou a eliminação da equipa no Mundial de Clubes da FIFA, após a derrota por 2 a 0 para o Fluminense. Ele afirmou que partilha do ponto de vista de Lautaro Martinez sobre a atitude necessária no clube, mas que sua forma de expressar é “um pouco mais diplomática”. Apesar do resultado, Chivu optou por ver o lado positivo da experiência, “o copo meio cheio”.
Os Nerazzurri eram considerados favoritos para este confronto eliminatório, tendo terminado a fase de grupos no primeiro lugar com um empate por 1 a 1 contra o Monterrey, seguido de vitórias consecutivas sobre o Urawa Reds e o River Plate.
No entanto, uma falha defensiva permitiu que German Cano marcasse de cabeça logo aos três minutos. Em seguida, Stefan de Vrij desperdiçou uma oportunidade clara, enquanto o experiente goleiro Fábio, de 44 anos, fez algumas grandes defesas.
O Fluminense soube aproveitar outro momento de desatenção coletiva da defesa do Inter nos acréscimos para fechar o placar em 2 a 0. Lautaro Martinez e Federico Dimarco ainda acertaram a trave pela equipa de Chivu.
Chivu: Inter Estava Esgotado
“O Fluminense estava mais fresco e intenso”, declarou Chivu à Sport Mediaset.
“Não tivemos a abordagem certa em campo que eu desejava. Sofremos com a intensidade e a pressão alta deles. Fomos um pouco presunçosos, tentando jogar bonito quando deveríamos ter feito coisas mais simples.”
“No geral, todos puderam ver quais eram os nossos níveis de energia. Tentamos até o fim virar o jogo, e também tivemos azar ao acertar a trave duas vezes e com aquela chance do Stefan de Vrij. No fim das contas, sofremos dois gols nos únicos dois chutes a gol reais deles.”
Chivu assumiu o comando da equipa poucos dias antes de viajarem para os Estados Unidos para o Mundial de Clubes, depois que Simone Inzaghi decidiu sair para treinar o Al-Hilal.
O novo treinador conseguiu tirar algo positivo desta experiência, que durou apenas quatro jogos?
“Vou aproveitar as três semanas que me permitiram conhecer o grupo. Pude conhecer as suas forças, fraquezas, as suas personalidades e a atitude de um grupo de rapazes que, depois de uma temporada difícil, tiveram que `raspar o fundo do barril`.”
“Eu sempre vejo o copo meio cheio, senão me dá dor de cabeça. Então, vamos construir sobre estas três semanas para planear a próxima temporada.”
Tensão Pós-Temporada no Inter
Esta eliminação marca o fim de uma temporada bastante dececionante para o Inter, na qual a equipa não conseguiu conquistar o Scudetto, a Supertaça Italiana ou a Taça de Itália e teve um resultado final adverso na Liga dos Campeões.
O capitão Lautaro Martinez desabafou em suas entrevistas pós-jogo com uma mensagem que parece ter sido um recado para Hakan Calhanoglu, que supostamente estaria a pressionar o clube por uma transferência para o Galatasaray. Martinez declarou que quem não deseja estar no clube deve ir embora.
“Somos vencedores, então devemos buscar fundo nosso orgulho e caráter”, respondeu Chivu quando questionado sobre os comentários do capitão.
“Eu também disse na minha coletiva de imprensa que todos devemos trabalhar na mesma direção. A diferença é que eu fui um pouco mais diplomático e Lautaro foi mais direto. Mas essa mensagem é verdadeira para todos, numa equipa e num clube que querem se recuperar de uma temporada difícil. Precisamos planear o próximo período com ambição.”