Clubes da Ligue 1 convocados para reunião de emergência da LFP devido à crise dos direitos de transmissão
A Liga de Futebol Profissional (LFP), órgão que governa a Ligue 1, convocou uma reunião de emergência para quarta-feira com os presidentes dos clubes da primeira divisão francesa. Esta convocação surge em meio a uma crescente crise dos direitos de transmissão domésticos que ameaça o futebol francês.
Relatos indicam que o relacionamento entre a LFP e a principal emissora da liga, DAZN, deteriorou-se significativamente. A plataforma de mídia britânica está supostamente retendo pagamentos dos direitos de transmissão domésticos, alegando falta de lealdade por parte dos clubes da Ligue 1. A DAZN também está considerando tomar medidas legais contra a LFP.
Os clubes da Ligue 1 deveriam receber 57 milhões de euros em dinheiro dos direitos de transmissão na sexta-feira, mas até agora só receberam a parte menor correspondente à beIN Sports. A DAZN acredita que a LFP não fez o suficiente para defender seus interesses na luta contra a pirataria.
Vários presidentes de clubes da Ligue 1 estão muito preocupados que a já grave situação financeira do futebol francês possa piorar. O presidente da LFP, Vincent Labrune, teria dito aos membros do conselho da LFP que a situação é “infelizmente urgente”.