Sáb. Abr 19th, 2025

Conte: ‘Um daqueles dias em que odeio ser treinador’ após a vitória por 2-1 contra o Napoli

Antonio Conte revelou que transformou as táticas do Napoli esta manhã após perder Scott McTominay, mas ainda conseguiu vencer o Milan por 2-1. `Este é um daqueles dias em que odeio ser treinador.`

Os Partenopei tiveram um começo perfeito para este grande jogo, abrindo uma vantagem de 2-0 aos 19 minutos com gols de Matteo Politano e Romelu Lukaku.

Eles até sobreviveram a um pênalti de Santiago Gimenez, defendido por Alex Meret, mas quando Luka Jovic apareceu para encontrar o cruzamento de Theo Hernandez, preparou um final tenso no Stadio Diego Armando Maradona.

“Dominamos o primeiro tempo contra um Milan muito forte que começou com a ambição de vencer o Scudetto e reforçou ainda mais o elenco em janeiro”, disse Conte à DAZN.

Scott McTominay nem sequer estava no banco esta noite devido a sintomas de gripe, com Leonardo Spinazzola também lesionado, mas David Neres regressou ao onze inicial e trouxe consigo a formação 4-3-3.

Havia também preocupações com Stanislav Lobotka, que saiu nos minutos finais com um problema no joelho.

“Tive que forçar a situação com Frank Anguissa, pois ele voltou de compromisso internacional com uma lesão, mas perdemos McTominay no último minuto, então tive que correr o risco. David Neres também não jogava há muito tempo”, continuou Conte.

“Inevitavelmente, perdemos gradualmente intensidade e algum medo começou a surgir. É uma vitória importante que nos mantém na esteira da Inter e também nos dá uma boa vantagem sobre o quinto lugar. Não se esqueçam, as vagas na Liga dos Campeões nem sequer eram a nossa ambição inicial, começamos a tentar entrar na Europa.”

Conte mantém viva a chama do Scudetto do Napoli

`Antonio
NAPOLI, ITÁLIA – 30 DE MARÇO: Antonio Conte, treinador do SSC Napoli, durante a partida da Serie A entre Napoli e AC Milan no Stadio Diego Armando Maradona em 30 de março de 2025 em Napoli, Itália. (Foto de Francesco Pecoraro/Getty Images)

O Scudetto é agora muito uma corrida de dois cavalos, depois que a Atalanta foi derrotada por 1-0 pela Fiorentina esta tarde, já que apenas o Napoli está acompanhando o ritmo definido pelos líderes Inter.

“Vencer hoje era fundamental, a nossa próxima viagem a Bolonha é muito difícil, mas ainda estamos lá em cima. Depois de oito meses de trabalho duro, seria loucura não acreditar em algo extraordinário.

“Sabemos que a Inter é como um tanque e, na minha opinião, com todo o respeito aos outros, eles estão em um nível diferente do resto da liga. Ainda estamos lá em cima e veremos o que acontece. Se recuperarmos todos os jogadores em plena forma, podemos ter a nossa palavra a dizer, mas só se recuperarmos todos.”

Foi um impulso muito necessário, considerando que o Napoli teve apenas uma vitória nas sete rodadas anteriores da Serie A.

“Não foi fácil hoje contra o Milan, um time a ser respeitado. Não vou dizer que hoje poderia ter entregado o Scudetto à Inter, mas certamente poderia ter criado uma grande lacuna que seria difícil de superar”, acrescentou Conte.

“Demos uma resposta forte. Seria melhor se pudéssemos aprender a segurar as vantagens e estar mais confortáveis…”

Lukaku disse à DAZN após a partida que Conte havia `mudado` a abordagem esta manhã para o que eles prepararam no treino, algo que o treinador explicou.

“Perdemos McTominay no último minuto, então mudei as táticas. Tínhamos a intenção de começar com Jack Raspadori em um 4-4-2, com McTominay aberto pela esquerda, já que Neres não jogava há algum tempo e eu estava preocupado em dar-lhe 80 minutos. Anguissa também não estava totalmente apto.”

“Este foi o dia típico em que odeio ser treinador. Eu tinha preparado o jogo de uma certa forma e tive que mudar tudo no último minuto. Foi um dia de luta, só pedi um analgésico porque estou com uma dor de cabeça horrível”, sorriu Conte.

Continuam a surgir relatos de que o treinador está sendo cortejado por vários outros clubes para a próxima temporada, incluindo Milan e Juventus.

“Eu me estabeleci perfeitamente no Napoli, além das expectativas. A primeira coisa que disse na pré-temporada foi que era a primeira vez que recebia tanto sem dar nada, então sempre me senti em dívida com os torcedores do Napoli”, respondeu Conte.

“Acho que os rapazes e eu em parte retribuímos esse entusiasmo. Eu só quero que todos nós percebamos que o que estamos fazendo é extraordinário, até milagroso. Só participamos de um torneio, jogando apenas dois jogos da Coppa Italia, então precisamos nos concentrar nos próximos oito jogos. Depois disso, podemos pensar no futuro. É isso que sinto que posso dizer.”

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post