Antonio Conte revelou que transformou as táticas do Napoli esta manhã após perder Scott McTominay, mas ainda conseguiu vencer o Milan por 2-1. `Este é um daqueles dias em que odeio ser treinador.`
Os Partenopei tiveram um começo perfeito para este grande jogo, abrindo uma vantagem de 2-0 aos 19 minutos com gols de Matteo Politano e Romelu Lukaku.
Eles até sobreviveram a um pênalti de Santiago Gimenez, defendido por Alex Meret, mas quando Luka Jovic apareceu para encontrar o cruzamento de Theo Hernandez, preparou um final tenso no Stadio Diego Armando Maradona.
“Dominamos o primeiro tempo contra um Milan muito forte que começou com a ambição de vencer o Scudetto e reforçou ainda mais o elenco em janeiro”, disse Conte à DAZN.
Scott McTominay nem sequer estava no banco esta noite devido a sintomas de gripe, com Leonardo Spinazzola também lesionado, mas David Neres regressou ao onze inicial e trouxe consigo a formação 4-3-3.
Havia também preocupações com Stanislav Lobotka, que saiu nos minutos finais com um problema no joelho.
“Tive que forçar a situação com Frank Anguissa, pois ele voltou de compromisso internacional com uma lesão, mas perdemos McTominay no último minuto, então tive que correr o risco. David Neres também não jogava há muito tempo”, continuou Conte.
“Inevitavelmente, perdemos gradualmente intensidade e algum medo começou a surgir. É uma vitória importante que nos mantém na esteira da Inter e também nos dá uma boa vantagem sobre o quinto lugar. Não se esqueçam, as vagas na Liga dos Campeões nem sequer eram a nossa ambição inicial, começamos a tentar entrar na Europa.”
Conte mantém viva a chama do Scudetto do Napoli

O Scudetto é agora muito uma corrida de dois cavalos, depois que a Atalanta foi derrotada por 1-0 pela Fiorentina esta tarde, já que apenas o Napoli está acompanhando o ritmo definido pelos líderes Inter.
“Vencer hoje era fundamental, a nossa próxima viagem a Bolonha é muito difícil, mas ainda estamos lá em cima. Depois de oito meses de trabalho duro, seria loucura não acreditar em algo extraordinário.
“Sabemos que a Inter é como um tanque e, na minha opinião, com todo o respeito aos outros, eles estão em um nível diferente do resto da liga. Ainda estamos lá em cima e veremos o que acontece. Se recuperarmos todos os jogadores em plena forma, podemos ter a nossa palavra a dizer, mas só se recuperarmos todos.”
Foi um impulso muito necessário, considerando que o Napoli teve apenas uma vitória nas sete rodadas anteriores da Serie A.
“Não foi fácil hoje contra o Milan, um time a ser respeitado. Não vou dizer que hoje poderia ter entregado o Scudetto à Inter, mas certamente poderia ter criado uma grande lacuna que seria difícil de superar”, acrescentou Conte.
“Demos uma resposta forte. Seria melhor se pudéssemos aprender a segurar as vantagens e estar mais confortáveis…”
Lukaku disse à DAZN após a partida que Conte havia `mudado` a abordagem esta manhã para o que eles prepararam no treino, algo que o treinador explicou.
“Perdemos McTominay no último minuto, então mudei as táticas. Tínhamos a intenção de começar com Jack Raspadori em um 4-4-2, com McTominay aberto pela esquerda, já que Neres não jogava há algum tempo e eu estava preocupado em dar-lhe 80 minutos. Anguissa também não estava totalmente apto.”
“Este foi o dia típico em que odeio ser treinador. Eu tinha preparado o jogo de uma certa forma e tive que mudar tudo no último minuto. Foi um dia de luta, só pedi um analgésico porque estou com uma dor de cabeça horrível”, sorriu Conte.
Continuam a surgir relatos de que o treinador está sendo cortejado por vários outros clubes para a próxima temporada, incluindo Milan e Juventus.
“Eu me estabeleci perfeitamente no Napoli, além das expectativas. A primeira coisa que disse na pré-temporada foi que era a primeira vez que recebia tanto sem dar nada, então sempre me senti em dívida com os torcedores do Napoli”, respondeu Conte.
“Acho que os rapazes e eu em parte retribuímos esse entusiasmo. Eu só quero que todos nós percebamos que o que estamos fazendo é extraordinário, até milagroso. Só participamos de um torneio, jogando apenas dois jogos da Coppa Italia, então precisamos nos concentrar nos próximos oito jogos. Depois disso, podemos pensar no futuro. É isso que sinto que posso dizer.”