Thibaut Courtois, mais uma vez, foi fundamental com intervenções chave para segurar a equipa. O guarda-redes teve um partido destacado ontem à noite frente ao Getafe e, juntamente com Arda Güler, foi o principal responsável pela vitória branca (0-1) no Coliseum. Como tem acontecido toda a temporada, o Real Madrid mostrou as suas debilidades defensivas e passou apuros ante os ataques da equipa de Bordalás. No entanto, Courtois resolveu de forma magistral as ocasiões do Getafe. Depois de um bom primeiro tempo, a equipa branca baixou o ritmo na segunda parte e ficou à mercê de um Getafe que, com intensidade e insistência, complicou muito as coisas à equipa de Ancelotti. Mas Courtois está sempre lá, e nos momentos de maior dúvida, o belga apareceu. As suas paradas reafirmam a sua condição: é o melhor guarda-redes. Poucos guarda-redes no mundo são tão decisivos.
O Belga Tranca a Baliza
O Real Madrid saiu de Getafe sem sofrer golos graças às seis intervenções do seu guarda-redes. Seis defesas que desesperaram os locais desde praticamente o início do encontro. A primeira parada de Courtois chegou no minuto 1 a um remate rasteiro de Luis Milla na área que saiu fácil e centrado. Os primeiros 45 minutos terminaram sem excessivo trabalho para o belga. No entanto, na parte final do jogo, Courtois teve que empregar-se a fundo. A dupla parada aos 91` após remates a queima-roupa de Peter Federico e Juanmi, e a salvada espetacular a Álvaro Rodríguez no último minuto, confirmaram a sua atuação estelar.
Courtois comentou assim a sua atuação em Getafe: “Na primeira parte, só tive um remate, o resto foram bolas por alto. Na segunda parte, o adversário procurou fazer mais cruzamentos através de Álvaro. Aí tivemos mais complicações. Depois, na ação de mais perigo, Milla tocou na bola, depois eu e, quando Juanmi chegou, atirei-me para cima. Evitei o golo e agarrei o ressalto. Estive concentrado e com menos um, tínhamos que aguentar o resultado”.
Com a baliza a zero de ontem, o Real Madrid acumula três encontros ligueiros seguidos sem receber um golo (Alavés, Athletic Club e Getafe). “É importante não sofrer golos“, destacou o guarda-redes. “É sempre bom ter a solidez defensiva e conseguimo-lo se todos trabalharmos na defesa. Assim o fizemos nos últimos jogos e devemos repeti-lo no sábado na final da Taça“.
Aponta à Titularidade na Final da Copa del Rey
Apesar de Lunin ter sido o guarda-redes habitual para Ancelotti desde o início da Copa del Rey, tudo aponta para uma mudança na baliza e Courtois estará sob palos na final de sábado em La Cartuja. O guarda-redes ucraniano irá para o banco e será o belga quem defenderá o Real Madrid dos grandes perigos que o FC Barcelona tem. Lamine Yamal, Raphinha, Ferran Torres, Pedri… são jogadores de muito nível e `Carletto` busca a máxima segurança na baliza, e essa é Thibaut Courtois. Ao igual que o ano passado com a final da Champions, Lunin poderia ficar sem a recompensa ao seu esforço ao longo da competição e deverá esperar para disputar a sua primeira final como titular no Real Madrid.
Questionado sobre a grande final da Copa, o `1` branco ofereceu a sua visão sobre o jogo de sábado: “Há que estar muito concentrados, mas temos uma grande ilusão pela final da Taça. Já ficámos fora da Champions e vamos segundos na Liga, mas queremos dar uma alegria aos adeptos do Real Madrid contra o Barcelona na final da Copa”.