O Brentford agiu rapidamente para preencher a lacuna deixada na sua linha de ataque, garantindo um reforço de peso para a temporada. No último sábado, os “Bees” confirmaram a contratação de Dango Ouattara, de 23 anos, vindo do AFC Bournemouth. O ponta de Burkina Faso assinou um contrato de longo prazo, comprometendo-se com o clube do oeste de Londres até 2030, com a possibilidade de extensão por mais um ano.
A chegada de Ouattara vem acompanhada de grandes expectativas, já que ele se torna a contratação mais cara da história do clube, com um valor que ronda as £42.5 milhões (quase €50 milhões).
Antes de sua passagem pelo Bournemouth, para onde se transferiu em janeiro de 2023, Ouattara passou duas temporadas no FC Lorient, da Ligue 1 francesa. Na temporada 2022-23, ele balançou as redes seis vezes em 18 partidas do campeonato antes de sua mudança para a Inglaterra durante a janela de transferências de inverno.
Aos 23 anos, Ouattara é também um nome frequente na seleção de Burkina Faso, somando 30 internacionalizações e 10 gols. Ele é cotado para assumir a posição de ponta titular no Brentford, possivelmente substituindo Yoane Wissa, de 28 anos, que esteve notavelmente ausente da convocação para a partida de abertura da Premier League de domingo contra o Nottingham Forest. Embora a saída de Wissa não tenha sido oficialmente confirmada, ele tem sido fortemente associado a diversos clubes neste verão, com o Newcastle United sendo apontado como o principal interessado.
O Brentford inicia sua quinta campanha consecutiva na elite do futebol inglês. No entanto, Ouattara chega a uma equipe que muitos analistas preveem que lutará na parte de baixo da tabela, especialmente após a saída do técnico Thomas Frank, que se juntou ao Tottenham Hotspur.
Para o lugar de Frank, o clube nomeou Keith Andrews como novo treinador. Andrews já era parte da comissão técnica do Brentford, tendo atuado como treinador de bolas paradas sob o comando do técnico dinamarquês na última temporada. Em sua campanha anterior com o Bournemouth, Ouattara foi um dos destaques, marcando sete gols e fornecendo quatro assistências na Premier League, sendo o quarto maior artilheiro da equipe.