Sex. Abr 18th, 2025

Desempenho Ofensivo da Lazio em Análise: A Contribuição Insuficiente dos Centroavantes

Romagnoli contra a Udinese se tornou o décimo quinto jogador diferente a marcar pela Lazio nesta Série A. Apesar das performances irregulares nestes primeiros meses de 2025, os biancocelesti confirmam nesta temporada sua característica de cooperativa do gol. A filosofia de equipe implementada por Baroni, com o envolvimento de todos os jogadores do elenco, está dando resultados: todos os quatro zagueiros centrais, todos os atacantes e também os meias-atacantes marcaram pelo menos um gol na temporada, entre campeonato e copas.

Um dado, no entanto, destoa desses números: nas últimas 6 partidas, apenas um gol foi marcado por quem jogou como centroavante.

O gol de 2-2 de Dia contra o Napoli é o único dos últimos 7 gols marcados pela Lazio que veio do atacante central do 4-2-3-1 de Baroni. Os outros gols nas últimas seis partidas foram de Zaccagni, Isaksen, Pedro e Romagnoli, ou seja, partidas sem Castellanos (que saiu no meio do primeiro tempo contra o Napoli). Noslin e Tchaouna decepcionaram ambos nessa função, enquanto o próprio Dia só jogou poucos minutos. E de qualquer forma, mesmo antes da lesão de Taty, de janeiro até agora, dos outros jogadores que foram escalados nessa função desde o início ou durante as partidas, apenas Dia, contra o Como, marcou.

Os outros gols vieram todos das infiltrações dos meias-atacantes, das investidas dos laterais ou, em todo caso, não do centroavante. Frequentemente, o próprio Castellanos, no entanto, tem sido útil na finalização para os companheiros, inclusive dando assistências (duas contra o Monza). Sem ele, no entanto, nem isso. Felizmente para Baroni e para toda a Lazio, o argentino está voltando: já amanhã, contra o Viktoria Plzen, ele poderá voltar a campo. Para o futuro, no entanto, parece urgente para o técnico biancoceleste encontrar soluções para melhorar os números do ataque.

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post