Os goleiros são os pilares de suas equipes, atuando como guardiões incansáveis sob as traves. Sua principal tarefa é evitar os gols do adversário, protegendo a meta com defesas e intervenções cruciais. Embora a defesa seja fundamental, a responsabilidade final recai sobre o goleiro. É uma posição que recebe críticas por falhas, mas nem sempre os elogios merecidos por seus acertos. No mundo do futebol, é uma função tão especial quanto complexa, sendo a última barreira antes da rede. Em comemoração ao seu dia, destacamos os cinco goleiros com o maior valor de mercado em todo o mundo.
5. Guglielmo Vicario
O goleiro italiano de 28 anos, que atua atualmente no Tottenham Hotspur, da Premier League inglesa, possui um valor de mercado de 35 milhões de euros. O jogador de Udine chegou ao clube londrino no verão de 2023 e esta já é sua segunda temporada com os `Spurs`. Na Inglaterra, ele atingiu seu valor máximo de mercado e é titular absoluto para Postecoglou. Nesta temporada, ele acumulou 26 partidas disputadas, nas quais sofreu 30 gols.
4. Gianluigi Donnarumma
O sempre presente goleiro italiano de 26 anos defende a meta do Paris Saint-Germain desde 2021, ano em que atingiu seu valor recorde de 65 milhões de euros. Apesar de altos e baixos, ele se tornou peça fundamental para Luis Enrique, além de ser o goleiro titular incontestável na Seleção Italiana de Luciano Spalletti. Assim como seu compatriota Vicario, atualmente seu valor de mercado é de 35 milhões de euros. Nesta temporada, ele disputou 33 jogos, sofrendo 30 gols.
3. Diogo Costa
O goleiro mais jovem da lista, com 25 anos de idade. Apesar da pouca idade, ele já está plenamente estabelecido na elite. É o atual capitão do Porto e tem um valor de mercado de 38 milhões de euros. Além disso, é uma peça chave em seu país, Portugal. Diogo atua como goleiro titular em sua seleção há vários anos. Em relação aos seus números pelo Porto nesta temporada, ele soma 40 partidas disputadas, nas quais sua meta foi vazada 43 vezes.
2. Gregor Kobel
O goleiro suíço de 27 anos é uma das referências mundiais em sua posição. Ele ocupa a meta do Borussia Dortmund desde julho de 2021 e é um dos jogadores mais importantes no clube alemão. Na seleção suíça, ele sempre esteve à sombra de Sommer, mas a renovação generacional está lhe dando a oportunidade de assumir a titularidade. Seu valor de mercado é de 40 milhões de euros e, nesta temporada, ele acumula 60 gols sofridos em 41 partidas.
1. David Raya
O goleiro espanhol de 29 anos fecha a lista, empatado com Kobel, ambos com valor de mercado de 40 milhões de euros. Raya é o dono da meta do Arsenal desde que chegou a Londres no verão de 2023, vindo do Brentford. O jogador nascido em Barcelona é presença constante nas convocações da Seleção Espanhola e atua como segundo goleiro, atrás de Unai Simón. Com os `Gunners`, ele está tendo uma temporada magnífica, com 46 jogos disputados e 39 gols sofridos.