Disputa pelo Estádio Flaminio: Roma Nuoto recorre à ANAC
Uma nova controvérsia surge em torno do Estádio Flaminio em Roma. Após a recente apresentação do projeto da Lazio no Capitólio, a Roma Nuoto, outra entidade interessada na gestão e requalificação do estádio, decidiu apelar à Autoridade Nacional Anticorrupção (ANAC).
A Roma Nuoto, que havia submetido seu plano de intervenção muito antes do clube Lazio, questiona a aparente preferência do município pelo projeto apresentado por Lotito. A organização alega tratamento desigual e solicita à ANAC que investigue a intervenção do prefeito durante as recentes celebrações do 125º aniversário da Lazio.
O município de Roma afirma que todos os procedimentos foram respeitados e que uma decisão sobre o futuro do Estádio Flaminio será tomada após cuidadosa avaliação de todas as propostas, seguindo os devidos processos burocráticos.
Anteriormente, a Roma Nuoto havia recorrido ao Tribunal Administrativo Regional (TAR) após a rejeição inicial de sua proposta, obtendo uma decisão favorável que permitiu a readmissão de seu projeto. Seu plano visa transformar o Flaminio em um centro poliesportivo, preservando a estrutura existente.
Por outro lado, o projeto da Lazio propõe uma intervenção estrutural significativa, incluindo a ampliação das arquibancadas e a adição de uma cobertura, mantendo o design original do arquiteto Nervi. O objetivo é modernizar o estádio para uso principalmente no futebol e outros grandes eventos esportivos e culturais.