Sáb. Fev 1st, 2025

Do campo ao banco: quando os craques decepcionam como treinadores

Do campo ao banco: quando os craques decepcionam como treinadores

Uma famosa frase diz que “para ser um bom treinador, não é preciso ter sido um grande jogador: um jóquei nunca foi um cavalo”. Esta ideia, atribuída a Arrigo Sacchi, volta à tona quando grandes ex-jogadores fracassam como técnicos.

Recentemente, vimos Sandro Nesta ser demitido do Monza e Andrea Pirlo da Sampdoria. Ambos foram fenômenos em campo, mas têm lutado para encontrar o mesmo sucesso no banco de reservas. Isso mostra que ser treinador é muito diferente de ser jogador.

Outros exemplos incluem:

  • Fabio Cannavaro: Após algum sucesso na China, teve passagens ruins por Benevento e Udinese
  • Filippo Inzaghi: Teve altos e baixos em times menores após fracassar no Milan
  • Frank Lampard: Demitido do Chelsea e Everton, agora tenta recomeçar no Coventry
  • Steven Gerrard: Começou bem nos Rangers, mas fracassou no Aston Villa
  • Wayne Rooney: Péssimos resultados no Derby County, DC United e Birmingham City
  • Thierry Henry: Fracassos no Monaco e Montreal Impact

Até mesmo lendas como Marco van Basten e Diego Maradona tiveram dificuldades como treinadores. Isso mostra que ser um craque em campo não garante sucesso no banco de reservas. São necessárias outras habilidades e qualidades para ser um bom técnico.

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post