Golos, golos e mais golos. Se há algo que tem faltado ao Arsenal nesta temporada, são golos.
Tem sido evidente há algum tempo que a equipa de Mikel Arteta não possui um avançado verdadeiramente decisivo para liderar a linha ofensiva, e por isso os últimos meses viram-nos ser associados a uma série de nomes entusiasmantes.
Um dos mais proeminentes foi o incrível Alexander Isak do Newcastle United, mas com um preço que, segundo relatos, pode chegar a uns astronómicos £150 milhões, parece um negócio cada vez mais improvável.
Procura do Arsenal por um avançado
Antes de abordar o avançado em questão, vale a pena olhar para alguns dos outros atacantes associados ao Arsenal nas últimas semanas, como Viktor Gyokeres e Daizen Maeda.
O primeiro parece custar cerca de £70 milhões, e embora ainda seja uma soma avultada de dinheiro, é difícil argumentar contra, considerando que o sueco marcou 52 golos e deu 12 assistências em 29 jogos pelo Sporting CP este ano. Maeda, por outro lado, custaria cerca de £25 milhões e também teve uma excelente campanha a norte da fronteira, marcando 33 golos e dando 12 assistências em 48 jogos pelo Celtic.
No entanto, os Gunners podem estar à procura de uma alternativa de barganha genuína ao craque do Newcastle, o que explicaria a situação em torno de Jonathan David.
Segundo um relatório recente de Itália, o Arsenal é agora um dos vários clubes interessados em contratar o avançado do LOSC Lille neste verão, quando o seu contrato expira.
Além dos North Londoners, o relatório alega que Liverpool, Inter de Milão, Juventus e alguns outros clubes da Premier League também estão interessados em contratar o jogador que em breve será agente livre.
Pode ser um negócio complicado de concretizar devido à concorrência, mas dada a imensa capacidade de David, vale a pena lutar por ele, especialmente porque seria uma alternativa incrível a Isak.
Porquê David seria uma ótima alternativa a Isak
Então, há fundamentalmente uma razão, e é uma razão enorme, pela qual David seria uma alternativa brilhante a Isak: as finanças envolvidas.
Embora ele provavelmente exigisse um salário ligeiramente inflacionado para compensar a falta de uma taxa de transferência, o dinheiro envolvido em qualquer negócio ainda seria insignificante em comparação com o que seria necessário para contratar o craque do Newcastle.
Por sua vez, isso permitiria que os Gunners investissem fortemente noutras áreas do plantel, seja noutro avançado, num novo extremo esquerdo, concorrência para Martin Odegaard, ou até mais defesas.
Além disso, o facto de ele poupar ao clube uma enorme quantia de dinheiro não significa que seria uma contratação sem brilho.
Por exemplo, desde o início de 21/22, o “monstro” nascido em Nova Iorque, a quem o jornalista Tony Marinaro apelidou de “um dos melhores avançados do mundo”, marcou 96 golos e deu 25 assistências em apenas 182 jogos por clubes.
Por outras palavras, esta incrível máquina de golos teve uma média de participação em golos a cada 1,50 jogos nas últimas quatro temporadas de futebol de alto nível, o que é prova suficiente para sugerir que seria uma boa opção para os North Londoners.
Finalmente, não é apenas a nível de clubes que o internacional canadiano provou o seu valor. Em 61 jogos pelos Les Rogues, marcou 32 golos e deu 19 assistências, o que equivale a uma média de um golo a cada 1,19 jogos.
Em última análise, com Isak quase certamente muito caro para contratar neste verão, o Arsenal seria sensato em contratar David em seu lugar e gastar o resto do seu orçamento de transferências a melhorar toda a equipa.