Qui. Jun 5th, 2025

A Inter de Milão e o árbitro Marciniak estragaram a festa azulgrana. As horas são de grande dificuldade em Barcelona. O que prometia ser uma noite histórica para a equipa, culminou num desfecho cruel e contrário ao esperado, especialmente após o golo de Raphinha aos 87 minutos. No entanto, o golo de Acerbi aos 93 e, sobretudo, o de Frattessi já no prolongamento, sentenciaram uma equipa culé que teve a classificação ao seu alcance em vários momentos.

A falta de eficácia em momentos cruciais e, segundo jogadores e treinador, a atuação arbitral, decidiram uma das eliminatórias mais marcantes da história da Liga dos Campeões. Um reconhecimento que, de modo algum, confortará a equipa de Hansi Flick. Precisamente o treinador alemão foi um dos mais críticos em relação a Marciniak, um árbitro que já tinha histórico com o Barcelona.

Flick critica Marciniak duramente

Apesar de ser um treinador que “não gosta de falar dos árbitros”, após o jogo e a consequente eliminação, o técnico alemão deixou de lado essa regra para criticar Szymon Marciniak em várias ocasiões. Tanto na sua primeira entrevista quanto na posterior conferência de imprensa, Flick fez diversas observações contra a atuação do polaco, considerando-as cruciais para o desenrolar da eliminatória que pendeu para o lado italiano. “Não quero falar muito do árbitro, mas cada decisão que tomava, se era 50-50, era para eles”, comentou Hansi após a partida. Ele também confirmou que teve uma conversa acalorada com o árbitro polaco após o encontro, embora não tenha revelado o conteúdo. Um confronto que já tinha ocorrido durante o jogo, levando Flick a receber um cartão amarelo por protestar após o golo de Acerbi, que forçou o prolongamento.

“A UEFA deveria analisar”

Mas não foi apenas o treinador do Barcelona que criticou o árbitro. Após a eliminação, cada jogador que passou pela zona mista deixou a sua mensagem para Marciniak. Jogadores como Araujo e, especialmente, Pedri ou Eric García, foram os mais duros contra o polaco e a sua atuação. Pedri foi um dos primeiros a falar. O jogador canário, muito abalado pela eliminação, insinuou que não é a primeira vez que a equipa catalã se sente prejudicada pelas atuações deste mesmo árbitro. Recordou, por exemplo, um lance de há duas temporadas no mesmo estádio, onde não foi assinalada uma mão de Dumfries que poderia ter mudado o rumo do Barcelona naquela edição da Champions. Pedri declarou: “Não é a primeira vez que nos acontece com este árbitro, a UEFA deveria olhar para isto, há coisas que não entendo”.

Eric García e Araujo foram outros jogadores que mostraram descontentamento com o árbitro. O primeiro, autor do primeiro golo e quase do segundo, reconheceu que algo de estranho acontece sempre que a equipa azulgrana visita aquele estádio, atribuindo o resultado à arbitragem: “Vim três vezes ao estádio do Inter de Milão e sempre acontecem coisas externas que não nos favorecem. Todos sabemos o que aconteceu com este árbitro quando viemos aqui da última vez.”, confessou Eric. O central uruguaio também “disparou” contra Marciniak, garantindo que a atuação “condicionou” o jogo a favor da equipa italiana.

Satisfação na Inter com Marciniak

Diz-se que a perspetiva muda conforme o lado, e neste caso, as opiniões. Após a classificação para a grande final em Munique, no lado italiano, ninguém fala da atuação do árbitro. O único que o fez, de forma muito breve, foi o técnico, Simone Inzaghi. Questionado sobre o árbitro, o italiano avaliou a sua atuação como “muito boa”, confessando que “fez um grande jogo”.

By Tiago Mendonça

Tiago Mendonça vive na agitada Braga, onde mergulha diariamente no mundo do jornalismo desportivo. Com mais de 15 anos de experiência na cobertura de eventos desportivos em Portugal, desenvolveu um interesse particular pelo futebol e andebol, os dois desportos mais populares do país. Os seus artigos analíticos sobre previsões para jogos da Primeira Liga são regularmente publicados nas principais revistas desportivas. Tiago é conhecido pela sua capacidade de prever com precisão os resultados dos jogos, baseando-se numa análise detalhada de estatísticas e da forma atual das equipas. Além disso, apresenta um podcast popular sobre apostas desportivas, onde partilha informações privilegiadas e conselhos profissionais.

Related Post